COM A PANDEMIA DA COVID-19, A PARTIR DE MARÇO DE 2020, NO BRASIL, AS ATIVIDADES PRESENCIAIS DAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS, SEGUINDO ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – (OMS), PRECISARAM RECORRER AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE EM SUAS ATIVIDADES BUSCA INCENTIVAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL SUPERIOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E INSERIR OS LICENCIANDOS NO COTIDIANO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, PRECISOU ENCONTRAR MANEIRAS DE SEGUIR COM SUA ATUAÇÃO ADAPTADA AO MODELO VIRTUAL. ESTE TRABALHO SOCIALIZA COMO O PIBID DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, EM SUAS INTERVENÇÕES NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR ÁLVARO COSTA (EMTIPAC), UTILIZA AS TECNOLOGIAS, EM ESPECIAL AS GEOTECNOLOGIAS, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. OBJETIVA-SE EVIDENCIAR A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, COM AJUDA DA FERRAMENTA DE GEOTECNOLOGIA GOOGLE EARTH NO ERE, E CONTRIBUIR PARA UMA MAIOR DINAMICIDADE NAS AULAS; DEMONSTRAR AS POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E BOLSISTAS DO PIBID, FOI PROBLEMATIZADO O CONTEÚDO ACERCA DO PATRIMÔNIO, URBANIZAÇÃO E LAZER, TENDO COMO ALIADO O SOFTWARE GOOGLE EARTH, QUE PERMITIU A VISUALIZAÇÃO DE DIVERSOS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA DURANTE AS AULAS VIRTUAIS DE GEOGRAFIA. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS INTERVENÇÕES EM QUESTÃO FORAM PENSADOS EM HARMONIA COM O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PLANO DE ENSINO E DO LIVRO DIDÁTICO, COM ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR DE GEOGRAFIA DA ESCOLA. A TENTATIVA FOI DE PROBLEMATIZAR OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA E PROPORCIONAR AOS ALUNOS UM POSICIONAMENTO CRÍTICO COM O AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. O FOCO FOI DIRECIONADO PARA A CIDADE DE FORTALEZA, DE FORMA A ABORDAR O COTIDIANO DOS ALUNOS E SUAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS, PARA ASSIM OBSERVAR AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRERAM NA CIDADE E QUE MODIFICARAM A PAISAGEM E AS FUNÇÕES DOS LOCAIS. O PERCURSO METODOLÓGICO PARTE DE ESTUDOS ACERCA DA TEMÁTICA PATRIMÔNIO CULTURAL, NO QUAL A EQUIPE DE BOLSISTAS REALIZOU PESQUISAS EM PERIÓDICOS, LEITURA E DISCUSSÃO EM GRUPOS DE ESTUDOS VIRTUAIS. EM SEGUIDA FORAM SELECIONADOS OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA ATINENTES AO TEMA A SER TRABALHADO NAS TURMAS DE 9° ANO, ACOMPANHADOS POR NOVOS LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS COMO CONSULTA A BNCC E AO LIVRO DIDÁTICO, QUE PUDESSEM EMBASAR A PRÁTICA, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR. A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS DE URBANIZAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER SE FEZ PERTINENTE, POIS COM O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE FORTALEZA, OS MUSEUS, PARQUES, PRAÇAS, PRÉDIOS HISTÓRICOS, MONUMENTOS ETC. QUE SE ENQUADRAM NA CATEGORIA DE PATRIMÔNIO E CONFIGURAM AMBIENTES PARA ATIVIDADES DE LAZER, REPRESENTAM PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA PAISAGEM URBANA. O PROCESSO EDUCATIVO VOLTA-SE PARA DESENVOLVER NOS ALUNOS A SENSIBILIDADE E A CONSCIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS. ALÉM DISSO, AS INTERVENÇÕES TENTARAM SE VOLTAR PARA ASPECTOS PRÓXIMOS DA REALIDADE DOS ALUNOS, COISAS QUE FIZESSEM PARTE DO SEU COTIDIANO. PARA O USO DO GOOGLE EARTH EM SALA, FORAM PREVIAMENTE SELECIONADOS ALGUNS PONTOS DA CIDADE DE FORTALEZA, ENTRE ELES, SHOPPINGS, PRAÇAS, PRAIAS E PARQUES ECOLÓGICOS: A PRAÇA LUIZA TÁVORA, O SHOPPING RIOMAR, O PARQUE DO COCÓ, O FAROL DO MUCURIPE E A PRAIA DO TITANZINHO. A SELEÇÃO DOS PONTOS CONTRIBUI PARA TRAÇAR O PERCURSO DE MODO VIRTUAL, COMO UM GUIA DE PERCURSO, MAS QUE AINDA PERMITE MUDANÇAS ESPONTÂNEAS E APRESENTAÇÃO DE NOVOS PONTOS. OS ESFORÇOS CULMINARAM EM DUAS AULAS REALIZADAS PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET, DIVIDIDAS EM MOMENTO EXPOSITIVO DIALOGADO, PARA EXPLORAÇÃO DO TEMA, E USO DO GOOGLE EARTH, COM APOIO DE RECURSOS COMO O LIVRO DIDÁTICO, SLIDES E IMAGENS. O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA GARANTIU UMA NOVA VISÃO ACERCA DOS FENÔMENOS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, AO PASSO QUE PROPORCIONOU UM MOMENTO MAIS DINÂMICO DE APREENSÃO DOS CONTEÚDOS. O GOOGLE EARTH REPRESENTOU UMA FORMA DE VISUALIZAR OS FENÔMENOS E LUGARES MESMO O ALUNO ESTANDO EM SUA CASA. NESSE MÉRITO, AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SÃO MENCIONADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO, COMO UMA DAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA ANOS FINAIS. A AULA EXPOSITIVA E A NAVEGAÇÃO PELOS PONTOS, POR MEIO DO GOOGLE EARTH, PERMITIRAM AOS ALUNOS COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS SOBRE OS LUGARES DEMONSTRADOS, COMO FREQUENTAM E FAZEM USO DOS ESPAÇOS DE LAZER, CHAMANDO ATENÇÃO INCLUSIVE PARA A PRESERVAÇÃO DESSES ESPAÇOS. A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA AVALIAR AS ATIVIDADES DO PIBID GEOGRAFIA UFC. ESTE RELATO É JUSTIFICÁVEL POR SOCIALIZAR PRÁTICAS APLICADAS DURANTE O ERE, EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM SUPORTE NAS GEOTECNOLOGIAS, ISTO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS QUE PREZAM PELA DINÂMICA E ESTIMULAM A INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. EMBORA O ERE SEJA DESAFIADOR, AS PRÁTICAS SOBRE O CONTEÚDO DE URBANIZAÇÃO, PATRIMÔNIO E LAZER, COM APOIO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH, REPRESENTARAM EXPERIÊNCIAS POSITIVAS EM CONTRASTE AOS IMPACTOS NEGATIVOS DA PANDEMIA NO ENSINO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS INTERVENÇÕES REALIZADAS PELO PIBID GEOGRAFIA UFC DURANTE A PANDEMIA, CORROBORARAM PARA MOMENTOS MAIS FLEXÍVEIS E INTERATIVOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. ASSIM, AS GEOTECNOLOGIAS, EM ESPECIAL O GOOGLE EARTH, SÃO RECURSOS DE ENSINO QUE AUXILIAM NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS E APROXIMAM ESTES DA REALIDADE DOS ALUNOS. ENFIM, AS GEOTECNOLOGIAS POTENCIALIZAM OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS EM DIFERENTES ESCALAS ESPACIAIS E POSSIBILITAM MAIOR INTERAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE ERE.