A ULTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A TABELA PERIÓDICA COM APLICAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA LOURDINHA GUERRA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86776 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 19 "titulo" => "A ULTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A TABELA PERIÓDICA COM APLICAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA LOURDINHA GUERRA" "resumo" => "As dificuldades no ensino de Química nas escolas públicas, é um assunto muito discutido por professores e estudantes, o referido Componente Curricular é visto muitas vezes como uma disciplina difícil para os estudante, tornando-se, um problema para o processo ensino/aprendizagem, pois o discente não tem interesse em assistir aula, e nem em interagir com o professor, esse desinteresse interfere negativamente no processo de absorção do conhecimento por parte dos estudantes, numa aprendizagem eficaz. Para isso surgem as atividades lúdicas como práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. As dinâmicas realizadas para o ensino-aprendizagem, motivam, atraem e estimulam a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento (LIMA et al.,2011). Esta atividade é uma ferramenta na qual o professor pode usufruir para desenvolver aulas de forma dinâmica e interessante, contribuindo para a formação do aluno, uma vez que os recursos didáticos possibilitam a socialização entre a turma, a contextualização do conhecimento e a criatividade para a aprendizagem (COSTA et al, 2010). Os jogos didáticos, tornam-se um instrumento de apoio, pois, através deles pode-se desenvolver aulas que jamais serão esquecidas pelos alunos, porém essas ferramentas devem ser usadas adequadamente e sempre sob orientação do docente, para auxiliar passo a passo a atividade, uma vez que a competição entre os alunos será evidente e o foco da atividade é o pedagógico, por isso o professor deve estar preparado para a mediação necessária, ressaltando que a competição não é o objetivo da prática proposta do jogo, mas sim a apropriação do o conhecimento que será repassado por meio através do lúdico (FIALHO, 2008). O trabalho tem por objetivo ensinar a “Tabela Periódica”, para estudantes do ensino médio de forma lúdica e interessante, utilizando-se através de um jogo químico com o propósito de, mostrar aos discentes um ensino diferenciado do qual estavam acostumados e, dessa forma favorecer à elevação da participação dos discentes nas aulas de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID19_TB10_26082022083751.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CAVALCANTI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Leonardo Cavalcanti de So" "autor_email" => "leocavalcanti27@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86776 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 19 "titulo" => "A ULTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE A TABELA PERIÓDICA COM APLICAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA LOURDINHA GUERRA" "resumo" => "As dificuldades no ensino de Química nas escolas públicas, é um assunto muito discutido por professores e estudantes, o referido Componente Curricular é visto muitas vezes como uma disciplina difícil para os estudante, tornando-se, um problema para o processo ensino/aprendizagem, pois o discente não tem interesse em assistir aula, e nem em interagir com o professor, esse desinteresse interfere negativamente no processo de absorção do conhecimento por parte dos estudantes, numa aprendizagem eficaz. Para isso surgem as atividades lúdicas como práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. As dinâmicas realizadas para o ensino-aprendizagem, motivam, atraem e estimulam a participação dos discentes no processo de construção do conhecimento (LIMA et al.,2011). Esta atividade é uma ferramenta na qual o professor pode usufruir para desenvolver aulas de forma dinâmica e interessante, contribuindo para a formação do aluno, uma vez que os recursos didáticos possibilitam a socialização entre a turma, a contextualização do conhecimento e a criatividade para a aprendizagem (COSTA et al, 2010). Os jogos didáticos, tornam-se um instrumento de apoio, pois, através deles pode-se desenvolver aulas que jamais serão esquecidas pelos alunos, porém essas ferramentas devem ser usadas adequadamente e sempre sob orientação do docente, para auxiliar passo a passo a atividade, uma vez que a competição entre os alunos será evidente e o foco da atividade é o pedagógico, por isso o professor deve estar preparado para a mediação necessária, ressaltando que a competição não é o objetivo da prática proposta do jogo, mas sim a apropriação do o conhecimento que será repassado por meio através do lúdico (FIALHO, 2008). O trabalho tem por objetivo ensinar a “Tabela Periódica”, para estudantes do ensino médio de forma lúdica e interessante, utilizando-se através de um jogo químico com o propósito de, mostrar aos discentes um ensino diferenciado do qual estavam acostumados e, dessa forma favorecer à elevação da participação dos discentes nas aulas de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID19_TB10_26082022083751.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO CAVALCANTI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Leonardo Cavalcanti de So" "autor_email" => "leocavalcanti27@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }