CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO AGRESTE PARAIBANO, SOBRE ÁGUA E MEIO AMBIENTE
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86865 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO AGRESTE PARAIBANO, SOBRE ÁGUA E MEIO AMBIENTE" "resumo" => "Para o uso adequado dos recursos hídricos pelas sociedades, é necessário que as pessoas sejam educadas ambientalmente para o consumo consciente da água, principalmente, em cidades que enfrentam racionamento. Este trabalho objetivou avaliar numa situação de racionamento de água, o conhecimento de alunos da escola estadual Dr. Elpídio de Almeida (Prata), de Campina Grande, Paraíba, sobre aspectos referentes aos recursos hídricos. Foram entrevistados 98 alunos do ensino médio, com a aplicação de um questionário semiestruturado constituído por 3 questões abertas e 9 afirmativas no modelo da escala de Likert. As idades variaram entre 13 e 20 anos. Os alunos (63,8%) entrevistados afirmaram ter recebido algum conhecimento sobre recursos hídricos na escola, onde 2 ou 3 de seus professores costumam falar em suas aulas sobre esse tema, principalmente, os professores de Geografia, Português e Biologia; 61,9% dos alunos classificaram como pouca ou razoável, a frequência que os seus professores falavam sobre a água. Entretanto, os alunos (62,5%) declararam ter pouco a razoável conhecimento sobre aspectos básicos do ensino sobre a água, tal como o ciclo da água. Tendo pouco ou razoável interesse por se informar sobre notícias ambientais. Cerca de metade deles tem menos conhecimento para assuntos que relacionem a água com problemas ambientais que envolvem o solo e, 76,6% não se percebem como poluidores do ambiente aquático. Os resultados revelam a necessidade de inserir a Educação Ambiental na escola e a sensibilização deste público que irá viver com cenários de escassez de água." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID731_TB657_19092022093858.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HABYHABANNE MAIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HABY MAIA" "autor_email" => "haby_habanne@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86865 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO AGRESTE PARAIBANO, SOBRE ÁGUA E MEIO AMBIENTE" "resumo" => "Para o uso adequado dos recursos hídricos pelas sociedades, é necessário que as pessoas sejam educadas ambientalmente para o consumo consciente da água, principalmente, em cidades que enfrentam racionamento. Este trabalho objetivou avaliar numa situação de racionamento de água, o conhecimento de alunos da escola estadual Dr. Elpídio de Almeida (Prata), de Campina Grande, Paraíba, sobre aspectos referentes aos recursos hídricos. Foram entrevistados 98 alunos do ensino médio, com a aplicação de um questionário semiestruturado constituído por 3 questões abertas e 9 afirmativas no modelo da escala de Likert. As idades variaram entre 13 e 20 anos. Os alunos (63,8%) entrevistados afirmaram ter recebido algum conhecimento sobre recursos hídricos na escola, onde 2 ou 3 de seus professores costumam falar em suas aulas sobre esse tema, principalmente, os professores de Geografia, Português e Biologia; 61,9% dos alunos classificaram como pouca ou razoável, a frequência que os seus professores falavam sobre a água. Entretanto, os alunos (62,5%) declararam ter pouco a razoável conhecimento sobre aspectos básicos do ensino sobre a água, tal como o ciclo da água. Tendo pouco ou razoável interesse por se informar sobre notícias ambientais. Cerca de metade deles tem menos conhecimento para assuntos que relacionem a água com problemas ambientais que envolvem o solo e, 76,6% não se percebem como poluidores do ambiente aquático. Os resultados revelam a necessidade de inserir a Educação Ambiental na escola e a sensibilização deste público que irá viver com cenários de escassez de água." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID731_TB657_19092022093858.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HABYHABANNE MAIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HABY MAIA" "autor_email" => "haby_habanne@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }