EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86893 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1201 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "RESUMO A sociedade está repleta de novas tecnologias, gerando um consumo exagerado da população, podendo levar a escassez dos recursos naturais e a escola possui um papel importante na formação do cidadão, sendo um espaço educativo e formador, devendo basear-se na preservação ambiental como garantia a sustentabilidade. Com o objetivo de promover formas de efetivar ações e atitudes para preservação do meio ambiente, através de oficinas nos anos iniciais durante a pandemia, o trabalho foi executado nos anos de 2020 a 2021 tomando por base a metodologia participativa. As oficinas direcionadas a provocar a sensibilização, formação e mobilização dos alunos, foram oferecidas durante todo o ano letivo (2020-2021), de forma remota, com carga horária de 2 horas por semana em cada turma, de segunda a quinta. Nas sextas-feiras ocorria o planejamento pedagógico com todos os professores dos anos iniciais e gestão escolar. As estratégias de sensibilização através do ensino remoto, nos anos iniciais, motivaram os alunos a contribuir para mudanças e mitigar os problemas ambientais; através das atividades analisadas observou-se o entusiasmo na produção dos materiais concretos elaborados, vídeos e áudios produzidos pelos alunos durante o processo de formação. Diante dos desafios enfrentados pela pandemia, as aulas foram gravadas em casa, utilizando as ferramentas digitais, e em todas as aulas foram aplicadas atividades práticas, utilizando materiais de fácil acesso aos alunos. Portanto, a formação em educação ambiental se mostra como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento sustentável, devendo ser inclusa em toda comunidade escolar, trabalhada de forma interdisciplinar e continua, para que nossa espécie continue sobrevivendo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1201_TB461_17062022141714.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ARAUJO DE LIMA LIRA" "autor_nome_curto" => "Roseane Araujo" "autor_email" => "roseanedecristo1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86893 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1201 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "RESUMO A sociedade está repleta de novas tecnologias, gerando um consumo exagerado da população, podendo levar a escassez dos recursos naturais e a escola possui um papel importante na formação do cidadão, sendo um espaço educativo e formador, devendo basear-se na preservação ambiental como garantia a sustentabilidade. Com o objetivo de promover formas de efetivar ações e atitudes para preservação do meio ambiente, através de oficinas nos anos iniciais durante a pandemia, o trabalho foi executado nos anos de 2020 a 2021 tomando por base a metodologia participativa. As oficinas direcionadas a provocar a sensibilização, formação e mobilização dos alunos, foram oferecidas durante todo o ano letivo (2020-2021), de forma remota, com carga horária de 2 horas por semana em cada turma, de segunda a quinta. Nas sextas-feiras ocorria o planejamento pedagógico com todos os professores dos anos iniciais e gestão escolar. As estratégias de sensibilização através do ensino remoto, nos anos iniciais, motivaram os alunos a contribuir para mudanças e mitigar os problemas ambientais; através das atividades analisadas observou-se o entusiasmo na produção dos materiais concretos elaborados, vídeos e áudios produzidos pelos alunos durante o processo de formação. Diante dos desafios enfrentados pela pandemia, as aulas foram gravadas em casa, utilizando as ferramentas digitais, e em todas as aulas foram aplicadas atividades práticas, utilizando materiais de fácil acesso aos alunos. Portanto, a formação em educação ambiental se mostra como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento sustentável, devendo ser inclusa em toda comunidade escolar, trabalhada de forma interdisciplinar e continua, para que nossa espécie continue sobrevivendo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1201_TB461_17062022141714.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ARAUJO DE LIMA LIRA" "autor_nome_curto" => "Roseane Araujo" "autor_email" => "roseanedecristo1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }