“NARRADORES DE JAVÉ” OU A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DA MEMÓRIA: SENSIBILIDADES E NARRATIVA (S)
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 2256 "titulo" => "“NARRADORES DE JAVÉ” OU A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DA MEMÓRIA: SENSIBILIDADES E NARRATIVA (S)" "resumo" => "A proposta de articulação entre ensino de história e memória surge a partir das inquietações emergentes de um projeto de pesquisa, vinculado ao PIBIC/ Universidade Estadual da Paraíba, intitulado “Memórias nas margens: histórias de velhos”. Pesquisa financiada pelo Programa de Incentivo à Pós Graduação e Pesquisa (PROPESQ) através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e que se encontra em momento de articulação das idéias teórico-metodológicas referentes à memória, narrativa e oralidade. Tendo em vista a necessidade de diálogo entre a Academia e a educação básica, estamos propondo com este texto um ensino de História que articule a prática com as discussões sobre memória e narrativa na formação da identidade local. A memória tem sido desde a metade do século XX objeto de muitos debates e investigações acadêmicas. Pode ser ela utilizada como tema em sala de aula? Como uma fonte que venha a possibilitar um alargamento das referências teóricas e metodológicas? Propomos então possíveis respostas para a questão posta acima a partir do filme “Narradores de Javé”. Utilizado na sala de aula, o filme pode possibilitar pensar a memória não como lugar único, fixo e cristalizado, cortado, atravessado por linhas sutis de subjetividade e de afetividades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA" "palavra_chave" => "Memória, Narradores de javé, Subjetividades" "idioma" => "Português" "arquivo" => "656fac4745017bdd3259ce22a44b54cb_2256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURICÉLIA LOPES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AURICÉLIA" "autor_email" => "auricelialpereira@yahoo.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 2256 "titulo" => "“NARRADORES DE JAVÉ” OU A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DA MEMÓRIA: SENSIBILIDADES E NARRATIVA (S)" "resumo" => "A proposta de articulação entre ensino de história e memória surge a partir das inquietações emergentes de um projeto de pesquisa, vinculado ao PIBIC/ Universidade Estadual da Paraíba, intitulado “Memórias nas margens: histórias de velhos”. Pesquisa financiada pelo Programa de Incentivo à Pós Graduação e Pesquisa (PROPESQ) através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e que se encontra em momento de articulação das idéias teórico-metodológicas referentes à memória, narrativa e oralidade. Tendo em vista a necessidade de diálogo entre a Academia e a educação básica, estamos propondo com este texto um ensino de História que articule a prática com as discussões sobre memória e narrativa na formação da identidade local. A memória tem sido desde a metade do século XX objeto de muitos debates e investigações acadêmicas. Pode ser ela utilizada como tema em sala de aula? Como uma fonte que venha a possibilitar um alargamento das referências teóricas e metodológicas? Propomos então possíveis respostas para a questão posta acima a partir do filme “Narradores de Javé”. Utilizado na sala de aula, o filme pode possibilitar pensar a memória não como lugar único, fixo e cristalizado, cortado, atravessado por linhas sutis de subjetividade e de afetividades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA" "palavra_chave" => "Memória, Narradores de javé, Subjetividades" "idioma" => "Português" "arquivo" => "656fac4745017bdd3259ce22a44b54cb_2256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURICÉLIA LOPES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "AURICÉLIA" "autor_email" => "auricelialpereira@yahoo.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }