O DESAFIO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PRÁTICO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NAS DISCIPLINAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS PARA ENGENHARIA CIVIL
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87001 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 453 "titulo" => "O DESAFIO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PRÁTICO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NAS DISCIPLINAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS PARA ENGENHARIA CIVIL" "resumo" => "O ensino de engenharia é sempre um grande desafio, pois está em constante evolução tecnológica, o qual deve-se adequar às novas técnicas construtivas, softwares de projetos, gestão e relacionamento interpessoal. Nos anos iniciais da graduação esse desafio de ensino-aprendizagem é mais enfatizado devido os conteúdos abordados servem de fundamento para os componentes curriculares mais específicos que posteriormente envolverá práticas a serem desenvolvidas no exercício profissional. Destacando o cálculo diferencial e integral assim como equações diferenciais ordinárias de cálculo numérico, são as principais disciplinas que os discentes mencionam dificuldades e tais fatores contribuem para a evasão dos alunos logo nos primeiros anos de graduação. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo enfatizar a importância e os desafios enfrentados pelos docentes e discentes no ensino-aprendizagem e a relação no contexto prático-teórico referente aos assuntos abordados nas disciplinas iniciais do curso, visto que, o estudo dessas equações permite ao indivíduo criar modelos capazes de descrever fenômenos de diversos tipos sejam estes físicos, biológicos ou químicos. Com isso, pôde-se observar que se tratando da engenharia civil, pode ser utilizada para projetar e consequentemente realizar estudo de caso, fenômenos e problemas, assim como, pode analisar desde a produção de um simples tijolo até a construção de grandes obras como pontes, edifícios e escoamento de bacias hidrográficas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0}e Arquitetura: abordagens sobre Ensino e Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID453_TB53_13072022172805.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANE VIRGINIO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "DELANE VIRGINIO" "autor_email" => "delanevirginio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFACISA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87001 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 453 "titulo" => "O DESAFIO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PRÁTICO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS NAS DISCIPLINAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS PARA ENGENHARIA CIVIL" "resumo" => "O ensino de engenharia é sempre um grande desafio, pois está em constante evolução tecnológica, o qual deve-se adequar às novas técnicas construtivas, softwares de projetos, gestão e relacionamento interpessoal. Nos anos iniciais da graduação esse desafio de ensino-aprendizagem é mais enfatizado devido os conteúdos abordados servem de fundamento para os componentes curriculares mais específicos que posteriormente envolverá práticas a serem desenvolvidas no exercício profissional. Destacando o cálculo diferencial e integral assim como equações diferenciais ordinárias de cálculo numérico, são as principais disciplinas que os discentes mencionam dificuldades e tais fatores contribuem para a evasão dos alunos logo nos primeiros anos de graduação. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo enfatizar a importância e os desafios enfrentados pelos docentes e discentes no ensino-aprendizagem e a relação no contexto prático-teórico referente aos assuntos abordados nas disciplinas iniciais do curso, visto que, o estudo dessas equações permite ao indivíduo criar modelos capazes de descrever fenômenos de diversos tipos sejam estes físicos, biológicos ou químicos. Com isso, pôde-se observar que se tratando da engenharia civil, pode ser utilizada para projetar e consequentemente realizar estudo de caso, fenômenos e problemas, assim como, pode analisar desde a produção de um simples tijolo até a construção de grandes obras como pontes, edifícios e escoamento de bacias hidrográficas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0}e Arquitetura: abordagens sobre Ensino e Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID453_TB53_13072022172805.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANE VIRGINIO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "DELANE VIRGINIO" "autor_email" => "delanevirginio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFACISA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }