PEDAGOGIA HISTÓRICO – CRÍTICA COMO PROPOSTA PARA FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87028 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 480 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO – CRÍTICA COMO PROPOSTA PARA FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Atualmente, vivenciamos ataques a todas as instituições que sustentam a democracia, coordenados por grupos de extrema direita, anti-democráticos, que desejam manter o status quo da sociedade, perpetuando a divisão entre classes: dominante e dominada. Entre as instituições democráticas, a escola vem sendo alvo de fortes investidas da classe dominante, pela função social de humanização que lhe cabe, sobretudo em relação à socialização dos conhecimentos sistematizados que possibilitam à classe trabalhadora intervir, criticamente, na realidade, tarefa que imprescinde da atuação dos(as) professores(as), de sua práxis. Nesse sentido, a formação destes profissionais precisa contemplar sólido referencial teórico-metodológico que lhes permita atuar na direção de uma prática educativa transformadora, a exemplo da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), a qual propõe articular os conhecimentos científico-pedagógico e filosóficos à superação do saber compartimentalizado, defendendo a socialização de tais conhecimentos à transformação da sociedade no tocante à superação do modo de produção capitalista e portanto da sociedade de classes. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva refletir sobre o potencial da PHC no fortalecimento da formação de professores(as), como prática social democrática, comprometida com a emancipação humana, no qual é necessário o pensamento dialético, no qual a prática e teoria são partes do mesmo ato educativo. Trata de um estudo de cunho teórico, produzido no âmbito do desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica intitulado Ensino de Ciências e Biologia, formação de professores e Pedagogia Histórico-Crítica: em busca de aproximações, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), unidade da Universidade Estadual do Ceará, imprescinde. A PHC contribui no sentido de uma formação que possibilite aos(às) futuros(as) docentes a construção de um fazer crítico e interventivo sobre a prática social, de forma que compreendam-se co-partícipes de processos emancipatórios de transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID669_TB480_18092022212122.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALVES DUARTE" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos.duarte@aluno.uece." "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87028 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 480 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "PEDAGOGIA HISTÓRICO – CRÍTICA COMO PROPOSTA PARA FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Atualmente, vivenciamos ataques a todas as instituições que sustentam a democracia, coordenados por grupos de extrema direita, anti-democráticos, que desejam manter o status quo da sociedade, perpetuando a divisão entre classes: dominante e dominada. Entre as instituições democráticas, a escola vem sendo alvo de fortes investidas da classe dominante, pela função social de humanização que lhe cabe, sobretudo em relação à socialização dos conhecimentos sistematizados que possibilitam à classe trabalhadora intervir, criticamente, na realidade, tarefa que imprescinde da atuação dos(as) professores(as), de sua práxis. Nesse sentido, a formação destes profissionais precisa contemplar sólido referencial teórico-metodológico que lhes permita atuar na direção de uma prática educativa transformadora, a exemplo da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), a qual propõe articular os conhecimentos científico-pedagógico e filosóficos à superação do saber compartimentalizado, defendendo a socialização de tais conhecimentos à transformação da sociedade no tocante à superação do modo de produção capitalista e portanto da sociedade de classes. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva refletir sobre o potencial da PHC no fortalecimento da formação de professores(as), como prática social democrática, comprometida com a emancipação humana, no qual é necessário o pensamento dialético, no qual a prática e teoria são partes do mesmo ato educativo. Trata de um estudo de cunho teórico, produzido no âmbito do desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica intitulado Ensino de Ciências e Biologia, formação de professores e Pedagogia Histórico-Crítica: em busca de aproximações, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), unidade da Universidade Estadual do Ceará, imprescinde. A PHC contribui no sentido de uma formação que possibilite aos(às) futuros(as) docentes a construção de um fazer crítico e interventivo sobre a prática social, de forma que compreendam-se co-partícipes de processos emancipatórios de transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID669_TB480_18092022212122.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALVES DUARTE" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos.duarte@aluno.uece." "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }