REALIDADE AUMENTADA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: (RE)DESCOBRINDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE ELETROPNEUMÁTICA.
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87055 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: (RE)DESCOBRINDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE ELETROPNEUMÁTICA." "resumo" => "A quarta revolução industrial tem conduzido a um novo olhar, no que tange ao desenvolvimento humano e profissional, diante dos constantes avanços tecnológicos, dentre eles a inteligência artificial, a integração de processos, a internet das coisas (IoT), computação em nuvem, Realidade Aumentada (RA), entre outros, integram o conjunto de artefatos disponíveis no universo da cibercultura. Neste contexto, nossa pesquisa teve como objetivo refletir sobre como o uso da RA pode contribuir para o ensino de conceitos teóricos/práticos de eletropneumática, no âmbito da Automação Industrial, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional. Para tanto, elaboramos como aporte teórico as características, aplicações, aspectos históricos e conceituais da RA e Eletropneumática. Na busca de alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática para o ensino de eletropneumática, com uso da RA, construída com auxílio do Artivive. A pesquisa de campo foi realizada com dezenove alunos do terceiro período, do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, na Faculdade SENAI – PB, lócus da pesquisa. Analisamos os registros dos alunos, a partir de questionário, vídeos e fotos das atividades realizadas, além da observação participante. Nossos achados apontam que o uso da RA nos processos de ensino, a partir da singularidade dos sujeitos, e aliada a uma proposta didática adequada, pode vir a aproximar a relação teoria/prática no processo de formação do Tecnólogo, aspecto fundamental para um sólido desenvolvimento humano e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1168_TB460_20082022143741.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO JUVINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joao406148@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87055 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: (RE)DESCOBRINDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE ELETROPNEUMÁTICA." "resumo" => "A quarta revolução industrial tem conduzido a um novo olhar, no que tange ao desenvolvimento humano e profissional, diante dos constantes avanços tecnológicos, dentre eles a inteligência artificial, a integração de processos, a internet das coisas (IoT), computação em nuvem, Realidade Aumentada (RA), entre outros, integram o conjunto de artefatos disponíveis no universo da cibercultura. Neste contexto, nossa pesquisa teve como objetivo refletir sobre como o uso da RA pode contribuir para o ensino de conceitos teóricos/práticos de eletropneumática, no âmbito da Automação Industrial, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional. Para tanto, elaboramos como aporte teórico as características, aplicações, aspectos históricos e conceituais da RA e Eletropneumática. Na busca de alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática para o ensino de eletropneumática, com uso da RA, construída com auxílio do Artivive. A pesquisa de campo foi realizada com dezenove alunos do terceiro período, do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, na Faculdade SENAI – PB, lócus da pesquisa. Analisamos os registros dos alunos, a partir de questionário, vídeos e fotos das atividades realizadas, além da observação participante. Nossos achados apontam que o uso da RA nos processos de ensino, a partir da singularidade dos sujeitos, e aliada a uma proposta didática adequada, pode vir a aproximar a relação teoria/prática no processo de formação do Tecnólogo, aspecto fundamental para um sólido desenvolvimento humano e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1168_TB460_20082022143741.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO JUVINO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "joao406148@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }