O presente trabalho trata-se de um artigo de revisão bibliográfica. Em que aponta-se abordagens acerca do ensino de Geografia, Educação Ambiental e Educação para o Consumo na proposta curricular dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), tendo como metodologia pedagógica a conceituação do ecodesign, orientada pela atual Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017. Pelo caráter da transversalidade, os temas estão presentes em todas as disciplinas da Educação Básica. A BNCC põe em pauta temas de grande relevância no contexto atual, ao orientar as escolhas dos conteúdos, seus diálogos, divergências e consensos em sala de aula. Organizando os sistemas didáticos a serem abordados na escola e formação de cidadãos críticos e conscientes. O ecodesign é a denominação dada ao pensamento criativo de conceber projetos com a finalidade de criação de produtos com os menores impactos ecológicos possíveis, seu escopo abrange todas as etapas de vida do produto, até o descarte após o uso, “Do nascimento ao túmulo”. No que tange ao percurso metodológico, este estudo tem como base os preceitos da pesquisa bibliográfica, em que nos valemos de literaturas que abordam o ensino de geografia e a Educação Ambiental. Para uma melhor compreensão da realidade, fizemos uso da abordagem qualitativa. Concluímos que a Educação Ambiental e Educação para o Consumo precisa ser uma ferramenta política cidadã, oferecendo uma educação munida de conhecimento e conteúdos, capazes de construir indivíduos críticos e atuantes na transformação positiva de sua realidade. Nesse sentido, espera-se que sua formação proporcione entendimento suficiente para participar de debates públicos relacionados ao desenvolvimento sustentável, com convicção que a causa ambiental é coletiva e tem uma escala planetária. Justificada pela concepção de natureza aprendida nas escolas brasileiras, que pouco discute a Educação Ambiental e Educação para o consumo no âmbito escolar, muito menos economia circular, Pensamento do Ciclo de Vida - PCV e ecodesign.