Este artigo externa os resultados da prática pedagógica interdisciplinar, realizada em sala de aula nas disciplinas de Biologia e Geografia, em três (3) turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do CEFET-MG, em Belo Horizonte-MG, com o tema Amazônia brasileira. A distinguindo dentro do mecanismo do capitalismo internacional, seu histórico e ordenamento territorial, sua biodiversidade e destruição acelerada, e todos os elementos e mitos associados a essa conjuntura complexa. Conectando-se inúmeras abordagens – ecológica, geográfica, histórico-cultural, geopolítica, entre outras. Optou-se por uma aproximação qualitativa e intuitiva, numa interlocução dialética com a realidade, ligando a consciência ambiental aos hábitos alimentares dos alunos. Os instrumentos instigadores do trabalho foram, num primeiro momento, o documentário: ‘A Carne é Fraca’ (Instituto Nina Rosa) – que apresenta o avanço da pecuária na Amazônia Legal e as exportações brasileiras de carne bovina, e o artigo ‘Sem abrir mão do bife’ (Ciência Hoje).