Em parceria com a OSC Associação Anjo da Guarda, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, membros do grupo Postura Ativa frente à Causa Ambiental (PACA), projeto de extensão do IBILCE/UNESP, desenvolveram atividades socioambientais com os jovens da Associação com o objetivo promover a tomada de consciência sobre a insegurança alimentar e o analfabetismo botânico, orientando o consumo alternativo dos alimentos, evitando o desperdício, criando uma discussão ambiental, social e política sobre a alimentação. Tivemos como base Pedagogia por Projetos, usando como referência as obras de Josep Puig, onde a comunidade é focalizada, assim, visando a construção do conhecimento de forma significativa pelos alunos, rumo à autonomia à aplicação desse conhecimento na comunidade pertencente. Porém, com o contexto pandêmico da COVID-19 do ano de 2021, a Pedagogia por Projetos precisou ser adaptada para o ensino remoto, assim, nos colocando em uma realidade não descrita anteriormente na literatura, de forma que tudo que planejamos e estudamos tivesse que ser adaptado. Ainda assim, foi possível reconhecer boas mudanças na comunidade, dentre elas, a identificação e adoção das plantas alimentícias não convencionais na alimentação dos alunos e também dos profissionais da Associação e a participação ativa e interessada dos mesmos nas atividades propostas. Também foi possível identificar que muitas crianças e adolescentes construíram conhecimentos importantes sobre questões de política socioambiental, proporcionando a tomada de consciência transformadora, objetivo da Pedagogia por Projetos.