Artigo CONEDU - Educação Ambiental

E-books

ISBN: 978-65-86901-89-4

PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MACAU, RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação Ambiental
"2022-07-12 14:48:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91521
    "edicao_id" => 255
    "trabalho_id" => 1745
    "inscrito_id" => 13375
    "titulo" => "PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MACAU, RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, vem sendo degradada especialmente devido ao consumo de lenha nativa e à conversão de áreas naturais em áreas agrícolas e pastagens. O uso inapropriado do solo também tem causado a desertificação, fenômeno que pode ser observado no bairro COHAB, onde está localizado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Macau. Diante dessa realidade, é urgente a realização de ações de Educação Ambiental (EA) que visem a sensibilização da população para que contribua com a conservação dos remanescentes da Caatinga, assim como ações de restauração da flora nativa. Nesse contexto, o plantio de espécies nativas em áreas urbanas vem ganhando espaço como uma importante ferramenta de conhecimento da vegetação local, recuperação de áreas degradadas e melhoria da qualidade de vida. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar uma ação de EA envolvendo o plantio de espécies nativas da Caatinga realizado na Escola Municipal Maura de Medeiros Bezerra, localizada no bairro COHAB, em Macau – RN. Foram plantadas 12 mudas, uma de cada espécie: angico (Anadenanthera colubrina), mororó (Bauhinia forficata), cajueiro (Anacardium occidentale), mangueira (Mangifera indica), cajarana (Spondias cytherea), craibeira (Tabebuia aurea), cumaru (Amburana cearensis), jucá (Libidibia férrea), oiti (Licania tomentosa), pinha (Annona squamosa), trapiá (Crataeva trapia) e aroeira (Schinus terebinthifolius). Cada turma da escola foi convidada a “apadrinhar” uma espécie plantada. A ação contou também com uma palestra sobre a Caatinga, oficina de desenhos sobre a fauna e flora do bioma e roda de conversa com apresentação de sementes nativas. As atividades realizadas contribuíram com a reflexão a respeito da importância do Bioma Caatinga, tornando os alunos corresponsáveis pelos cuidados necessários para o desenvolvimento das mudas que futuramente promoverão o sombreamento e melhoria da temperatura das salas de aula e espaços de convivência da escola."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13375_TB1745_02122022181718.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:39:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA HELENA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana.rocha@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:48:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91521
    "edicao_id" => 255
    "trabalho_id" => 1745
    "inscrito_id" => 13375
    "titulo" => "PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS DA CAATINGA COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MACAU, RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, vem sendo degradada especialmente devido ao consumo de lenha nativa e à conversão de áreas naturais em áreas agrícolas e pastagens. O uso inapropriado do solo também tem causado a desertificação, fenômeno que pode ser observado no bairro COHAB, onde está localizado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Macau. Diante dessa realidade, é urgente a realização de ações de Educação Ambiental (EA) que visem a sensibilização da população para que contribua com a conservação dos remanescentes da Caatinga, assim como ações de restauração da flora nativa. Nesse contexto, o plantio de espécies nativas em áreas urbanas vem ganhando espaço como uma importante ferramenta de conhecimento da vegetação local, recuperação de áreas degradadas e melhoria da qualidade de vida. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar uma ação de EA envolvendo o plantio de espécies nativas da Caatinga realizado na Escola Municipal Maura de Medeiros Bezerra, localizada no bairro COHAB, em Macau – RN. Foram plantadas 12 mudas, uma de cada espécie: angico (Anadenanthera colubrina), mororó (Bauhinia forficata), cajueiro (Anacardium occidentale), mangueira (Mangifera indica), cajarana (Spondias cytherea), craibeira (Tabebuia aurea), cumaru (Amburana cearensis), jucá (Libidibia férrea), oiti (Licania tomentosa), pinha (Annona squamosa), trapiá (Crataeva trapia) e aroeira (Schinus terebinthifolius). Cada turma da escola foi convidada a “apadrinhar” uma espécie plantada. A ação contou também com uma palestra sobre a Caatinga, oficina de desenhos sobre a fauna e flora do bioma e roda de conversa com apresentação de sementes nativas. As atividades realizadas contribuíram com a reflexão a respeito da importância do Bioma Caatinga, tornando os alunos corresponsáveis pelos cuidados necessários para o desenvolvimento das mudas que futuramente promoverão o sombreamento e melhoria da temperatura das salas de aula e espaços de convivência da escola."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13375_TB1745_02122022181718.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:39:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA HELENA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana.rocha@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:48:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 255
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 0
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ec61338_12072022144828.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 255
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 0
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0775a60d_30012023100455.jpg"
        "timbrado" => "62cdb3ec61338_12072022144828.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 149
                "edicao_id" => 255
                "codigo" => "978-65-86901-89-4"
                "capa" => "63d7c0775d41a_30012023100455.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARAUJO (UFCG)<br />\r\n
                  BARBARA VIEIRA DE SOUZA MORAVSKI &nbsp;<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUD KIRMAYR SILVA ROCHA (FACULDADE SUCESSO)<br />\r\n
                  CLEILTON LIMA FRANCO (UFRRJ)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO DA PARA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  ELIANE DE ANDRADE ARAUJO PEREIRA (EMEF ALIRIO MEIRA WANDERLEY)<br />\r\n
                  EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO (UECE)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (INSTITUTO NACIONAL DO SEMI&Aacute;RIDO)<br />\r\n
                  GRA&Ccedil;A REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA (UFBA)<br />\r\n
                  HELEN SILVA GONCALVES (UFPB)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JACKELINE FERNANDA FERREIRA CAMBOIM (Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO (UFCG)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LEONETE CRISTINA DE ARA&Uacute;JO FERREIRA MEDEIROS SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  LUIZ GUALBERTO (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA ALICE DE LIRA BORGES (UFPE)<br />\r\n
                  MAYARA SOUZA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO HERLLEYSON GON&Ccedil;ALVES CARDOSO (IFCE)<br />\r\n
                  PL&Uacute;VIA OLIVEIRA GALDINO (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  SIRLEY DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O FERREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  TIAGO SANDES COSTA (PUC MINAS)<br />\r\n
                  VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO (URCA)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c9dbb01b_16022023155733.pdf"
                "arquivo" => "16022023155752-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:57:52"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 149
                "edicao_id" => 255
                "codigo" => "978-65-86901-89-4"
                "capa" => "63d7c0775d41a_30012023100455.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARAUJO (UFCG)<br />\r\n
                  BARBARA VIEIRA DE SOUZA MORAVSKI &nbsp;<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUD KIRMAYR SILVA ROCHA (FACULDADE SUCESSO)<br />\r\n
                  CLEILTON LIMA FRANCO (UFRRJ)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO DA PARA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  ELIANE DE ANDRADE ARAUJO PEREIRA (EMEF ALIRIO MEIRA WANDERLEY)<br />\r\n
                  EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO (UECE)<br />\r\n
                  FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES (UFPE)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (INSTITUTO NACIONAL DO SEMI&Aacute;RIDO)<br />\r\n
                  GRA&Ccedil;A REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA (UFBA)<br />\r\n
                  HELEN SILVA GONCALVES (UFPB)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JACKELINE FERNANDA FERREIRA CAMBOIM (Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO (UFCG)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  LEONETE CRISTINA DE ARA&Uacute;JO FERREIRA MEDEIROS SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  LUIZ GUALBERTO (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA ALICE DE LIRA BORGES (UFPE)<br />\r\n
                  MAYARA SOUZA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO HERLLEYSON GON&Ccedil;ALVES CARDOSO (IFCE)<br />\r\n
                  PL&Uacute;VIA OLIVEIRA GALDINO (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  SIRLEY DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O FERREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  TIAGO SANDES COSTA (PUC MINAS)<br />\r\n
                  VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO (URCA)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7c9dbb01b_16022023155733.pdf"
                "arquivo" => "16022023155752-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:48:28"
                "updated_at" => "2023-02-16 15:57:52"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, vem sendo degradada especialmente devido ao consumo de lenha nativa e à conversão de áreas naturais em áreas agrícolas e pastagens. O uso inapropriado do solo também tem causado a desertificação, fenômeno que pode ser observado no bairro COHAB, onde está localizado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Macau. Diante dessa realidade, é urgente a realização de ações de Educação Ambiental (EA) que visem a sensibilização da população para que contribua com a conservação dos remanescentes da Caatinga, assim como ações de restauração da flora nativa. Nesse contexto, o plantio de espécies nativas em áreas urbanas vem ganhando espaço como uma importante ferramenta de conhecimento da vegetação local, recuperação de áreas degradadas e melhoria da qualidade de vida. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar uma ação de EA envolvendo o plantio de espécies nativas da Caatinga realizado na Escola Municipal Maura de Medeiros Bezerra, localizada no bairro COHAB, em Macau – RN. Foram plantadas 12 mudas, uma de cada espécie: angico (Anadenanthera colubrina), mororó (Bauhinia forficata), cajueiro (Anacardium occidentale), mangueira (Mangifera indica), cajarana (Spondias cytherea), craibeira (Tabebuia aurea), cumaru (Amburana cearensis), jucá (Libidibia férrea), oiti (Licania tomentosa), pinha (Annona squamosa), trapiá (Crataeva trapia) e aroeira (Schinus terebinthifolius). Cada turma da escola foi convidada a “apadrinhar” uma espécie plantada. A ação contou também com uma palestra sobre a Caatinga, oficina de desenhos sobre a fauna e flora do bioma e roda de conversa com apresentação de sementes nativas. As atividades realizadas contribuíram com a reflexão a respeito da importância do Bioma Caatinga, tornando os alunos corresponsáveis pelos cuidados necessários para o desenvolvimento das mudas que futuramente promoverão o sombreamento e melhoria da temperatura das salas de aula e espaços de convivência da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.