O perfil do profissional da saúde é questionado por constituir uma formação pautada na especialização e no ensino marcado por atividades técnicas, em laboratórios, dissociadas da realidade social e das reais necessidades do sistema de saúde vigente. Este cenário tem sido desafiador para os processos formativos nos cursos na área da saúde e, por isso, constitui uma situação problema que merece atenção e intervenção para que os profissionais da saúde desenvolvam competência frente às demandas atuais vinculadas à saúde pública. A implantação de Metodologias Ativas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vêm atender às orientações oficiais da Resolução do CNE/CES 2/2003, além de outros documentos oficiais, que estabelecem como competências e habilidades aos profissionais da saúde a capacidade de pensar criticamente, e analisar problemas da sociedade para tentar resolvê-los. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das metodologias ativas no Centro de Ciências da Saúde, apresentando os indicadores de seus impactos na formação profissional dos estudantes. É uma pesquisa quanti-qualitativa que tem como estratégia a pesquisa-ação. Os dados são obtidos pela observação participante, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. Está sendo desenvolvida com estudantes e docentes do curso de biomedicina. As metodologias ativas são implementadas por meio de componentes curriculares, as estratégias envolvem a sala de aula invertida, grupo focal, estudo de campo, oficinas temáticas, uso de TIC em estudos e jogos na realização de estudos. Tais estratégias desenvolvem nos estudantes as habilidades do saber fazer profissional, pois os colocam em contato com situações problemas do cotidiano, a exemplo da relação meio ambiente e saúde. Durante o semestre, os estudantes participam da operacionalização do componente curricular, contribuindo na ressignificação pedagógica e na ação docente.