Nesta produção elencou-se como objetivo geral analisar a educação ambiental no contexto educacional básico por seus desafios e possibilidades didáticas no ensino de geografia nas séries finais e de forma específica, identificar as políticas pedagógicas didáticas desenvolvidas sobre a temática educação ambiental no ambiente escolar, identificar a abordagem da temática educação ambiental pelo livro didático de geografia e analisar a temática educação ambiental pelo projeto político pedagógico de geografia nos anos finais do ensino fundamental. Como metodologia adotou-se o desenho não experimental, paradigma estudo de caso, concepção transversal, alcance descritivo, enfoque qualitativo, com instrumentos de coleta de dados a estratégia documental e bibliográfica em uma determinada escola pública municipal de ensino fundamental, brasileira com identificação “X”. Identificou-se descontínua e fragilizada política didática de promoção da temática educação ambiental no cotidiano do ambiente escolar bem como no seio da comunidade escolar participante, identificou-se que a temática da educação ambiental nos livros didáticos apenas é citada de forma inferida com outras temáticas relativas e verificou-se que o projeto político pedagógico alusivo à geografia é inoperância na prática dada a ausência de ampla abordagem técnica e científica deste tema, o que permitiu-se recomendar a realização e desenvolvimento por meio de palestras, projetos pedagógicos, aulas de campo, oficinas e confecção de materiais como formas de potencializar soluções para estas descontinuidades e ausências.