Este artigo tem a finalidade de compartilhar a experiência de trabalho aplicado em sala de aula com a temática Geografia e Paisagens Urbanas, procurando desenvolver um projeto de intervenção voltado para o estudo do meio ambiente urbano e as experiências que cercam nossos alunos(as) em seus percursos e convivências diárias, uma vez que, fazendo parte do cotidiano dos discentes e estando intrinsecamente ligado ao componente curricular de Geografia, este recurso traz um conjunto de motivação e significância para as nossas aulas trazendo a ciência às vivências, implicando em uma aprendizagem de modo simples, dinâmico e efetivo. Com uma metodologia qualitativa/quantitativa o projeto foi aplicado em uma escola do Estado da Paraíba com bases em pensadores como SAUER (1925), TUAN (1977), CORRÊA (2000, 2004), RUIZ (2008), PONTUSCHKA (2009) e ainda a BNCC e PCN’s. Buscou-se compilar uma reflexão sobre o alunado e o campo da ciência, observação e reflexão dentro da sua realidade, abordando diversas metodologias de ensino/aprendizagem agregadas ao Século XXI. A pesquisa levou a uma análise dos conceitos de paisagens aplicados à realidade dos alunos de modo que, contemplando as mesmas, foram aos poucos interligando questões como processos históricos, ambientais e de políticas públicas desenvolvendo habilidades de leitura, compreensão e reflexão a partir da pesquisa, tecnologia, inteligência coletiva, bem como o aprimoramento de questões relacionadas ao protagonismo juvenil, noções de sustentabilidade, inclusão social e digital e meio ambiente, resultando numa melhor compreensão dos espaços geográficos, seus variados conceitos e processos históricos de conquistas e falas que cada paisagem carrega.