O presente trabalho apresenta algumas discussões sobre o currículo do estado de Pernambuco sobre as práticas sociais de leitura no Ensino Médio de inglês chamando atenção para o que está subjacente nesses documentos em relação à leitura. A nossa questão de pesquisa do artigo é: Qual a concepção de leitura encontrada nesses documentos? Para responder a essa pergunta de pesquisa o artigo tem como objetivo geral: a) compreender os dialogismos sócio histórico e ideológico dessas práticas sociais leitoras para o ensino de inglês e na construção de sujeitos proficientes voltados para uma educação cidadã. E como objetivo específico: a) analisar as competências de leitura de inglês do Ensino Médio da base curricular de Pernambuco. Os pressupostos teóricos concentram-se nas concepções bakhtinianas e o Círculo (2016); na concepção de Xavier (2020) que aborda a leitura na visão da Teoria Dialógica da Linguagem; Silva (2017); Silva e Barbosa (2017); Silva e Sousa (2020), entre outros. A pesquisa de natureza qualitativa e documental. O corpus foi o componente curricular de inglês do Ensino Médio do estado de Pernambuco mediante a inserção crítica do material didático para o ensino de leitura na cultura digital. Os resultados apontam que essa percepção de leitura demonstra a relação com o conhecimento prévio e o conhecimento linguístico gerando a possibilidades do leitor (discente) de enriquecimento e de aproximação com o conteúdo temático, estilo e a construção composicional dos gêneros midiáticos situando-se frente aos problemas sociais existentes global, regional e local.