O texto oportuniza grandes contribuições no processo de alfabetização e letramento. Como elemento sociocomunicativo, ele proporciona, aos aprendentes da língua, experiencias de compreensão reflexiva do que se lê e se escreve, estimula o entendimento das diferentes situações e contextos no qual as crianças estão inseridas. Nessa linha, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do texto para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tendo Soares (2016, 2020) e Koch e Elias (2008) como nossas referências basilares, propomos uma reflexão sobre o assunto em questão. Essa investigação de caráter qualitativo, configura-se como uma pesquisa bibliográfica. A partir de outras articulações teóricas (BRANDÃO; LEAL; NASCIMENTO, 2013; COSTA; GONTIJO, 2017), defendemos o texto como eixo central de aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Assim, concluímos que através da leitura de textos, a criança desenvolve habilidades de usos sociais da escrita possibilitando uma compreensão da realidade social na qual está inserida.