Este estudo fez parte do Projeto de Pesquisa História da educação formal de mulheres em Assú/RN (1920-1955) e a Linha de Pesquisa História da educação feminina e práticas de professoras, do Núcleo de Pesquisa em Educação-NUPED. O objetivo foi analisar valores e saberes presentes na formação da professora Sílvia Filgueira de Sá Leitão, na escola primária, entre 1925 e 1926, em Assú - RN, por meio do livro de leitura Contos pátrios, de Olavo Bilac e Coelho Neto, editado pela Francisco Alves (1916). Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma leitura dos 23 contos que compõem a obra em análise. Após a leitura foram selecionados os contos, A Pátria, A Partilha e A Borboleta Negra, por focalizarem a mulher e a educação, de modo mais recorrente, nos respaldamos pelos estudos de Almeida (1998), Perrot (1997) e Silva (2007). Os contos evidenciam sobre as imagens das mulheres e suas formas de ser e de agir, as quais foram catalogadas em três eixos norteadores: mãe zelosa, educadora dos filhos, esposa virtuosa. As informações foram entrecruzados com o Regimento Interno dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, que explicita disciplinas e saberes que eram ensinados. Os elementos formativos destinados às mulheres presentes em Contos Pátrios e em disciplina da escola primária, propunham a formação feminina baseada em uma preparação intelectual, moral e familiar.