Há muito tempo se discute sobre as práticas de alfabetização no Brasil, bem como a formação dos professores alfabetizadores, porém os avanços nos resultados das avaliações nacionais no que diz respeito a competência leitora ainda está longe do esperado, diversas políticas públicas vêm sendo implementadas desde a aprovação da LDB 9394/96, com a obrigatoriedade de matrícula dos alunos com 7 anos, a implantação do ensino fundamental de 9 anos, com o ingresso das crianças de 6 anos nas turmas do 1º ano em 2007, passando pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (2012), que trazia no seu processo formativo o uso de sequências didáticas para fomentar a aprendizagem dos alunos no que diz respeito Às práticas de linguagem e atualmente com a Política Nacional de Alfabetização (2019), todas essas iniciativas buscam soluções para os baixos índices na aquisição da leitura e da escrita, apresentados pelas avaliações nacionais. Percebe-se que ainda há muito o que pesquisar para que se encontrem razões e possibilidades de avanços mais significativos ao ciclo alfabetizador, por isso este projeto de pesquisa busca fazer uma análise de como os saberes e fazeres docentes no ciclo alfabetizador orientam o uso das sequências didáticas nas salas do 1º ano. Esta pesquisa se justifica socialmente, pela necessidade de compreender quais as concepções docentes acerca do uso de sequência didática nas turmas de 1º ano do ensino fundamental a partir das práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelos docentes a serem pesquisados