No contexto da pandemia, a educação sentiu necessidade de se adaptar à nova conjuntura vivida por muitos professores: o ensino remoto emergencial. Diante desse quadro, muitas pesquisas surgiram expondo meios para lidar com o novo cenário. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral expor uma proposição didática que explora a utilização de estratégias de leitura a partir da concepção de Solé (1998), utilizando-se de duas ferramentas digitais, em duas aulas de sessenta minutos aproximadamente. Para tal finalidade objetivamos especificamente expor um breve tutorial do manuseio dos aparatos digitais aqui elencados como suporte para o desenvolvimento da atividade; realizar uma sucinta revisão literária acerca de leitura e por fim propor uma atividade apoderando-se das estratégias apresentadas. A proposta destina-se para a modalidade remota, a alunos do 9º ano, ensino fundamental, anos finais, entretanto, a mesma pode ser adaptada para a composição presencial mediante um prévio planejamento. Como ferramentas digitais elencamos: o Meet e o Padlet. Para a referida pesquisa selecionamos as seguintes estratégias: ativar conhecimentos prévios; promover as perguntas dos alunos sobre o texto; explorar a ideia principal e formular e responder perguntas; de acordo com o que conceitua Solé (1998). A pesquisa fundamenta-se na Linguística Textual, nos pensamentos de teóricos como Marcuschi (2008) e Cavalcante (2013). Tencionamos assim cooperar para o trabalho do educador diante de um contexto atípico que é/foi a pandemia.