Este relato de experiência provém de um estágio realizado, no curso de Pedagogia (UFCG), em uma turma de berçário de uma creche da cidade de Campina Grande/PB, em 2022, objetivando investigar a contribuição das narrativas por imagens no desenvolvimento da linguagem visual da criança pequena. Essas narrativas por imagens podem ser suscitadas por livros infantis ilustrados que não possuem texto verbal, de modo que a história é narrada por meio das ilustrações, as quais a criança apreende a partir da sua experiência de vida (COELHO, 2000). A leitura é produzida a partir da observação dos elementos constitutivos das imagens, como as cores, as texturas, as formas e os espaços, dispostos em uma sequência narrativa. Estas obras vêm se popularizando como literatura voltada às crianças, principalmente as pré-escolares. Realizamos uma pesquisa-intervenção de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, utilizamos o método de observação sistemática, com registros de diário de campo e de fotografias, tanto do cotidiano da creche quanto das intervenções, o que possibilitou uma análise da prática pedagógica diária na escola. Os resultados obtidos, através das intervenções, mostram como as narrativas por imagens são imprescindíveis no trabalho com a linguagem visual na educação infantil e contribuem para a formação leitora da criança, possibilitando avanços cognitivos, sociais, artísticos e culturais e auxiliando na fruição da sua criatividade. Também é necessário destacar a importância dessas obras no trabalho com os pré-leitores, considerando o caráter universal dos livros-imagem, tendo em vista que uma das primeiras leituras da criança é a leitura da imagem. Os livros de imagens também possibilitam o uso das múltiplas linguagens, principalmente a linguagem visual, e o predomínio da imagem nessa categoria de livro ilustrado pode ser trabalhado a partir de desenhos, gravuras e ilustrações, que proporcionam ao leitor uma experiência rica no contato com as imagens.