Neste relato de experiência tivemos como objetivo investigar como ocorre o processo de ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando o uso das práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa. Para tal, observou-se a abordagem metodológica utilizada pela professora para trabalhar a leitura, escrita, oralidade e análise linguística com as crianças. Dessa forma, o referencial teórico utilizado foi Silva (2012); Tassoni (2012); Santos, Mendonça e Cavalcante (2007), postos em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Ademais, a metodologia se dispôs no seguimento de um roteiro pré-estabelecido e a escrita das informações coletadas no diário de campo que fora inicialmente registrado em formato manuscrito e, depois, digitado no aplicativo Microsoft Word. Com a investigação, compreendemos que o uso das práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa é trabalhado tanto de maneira mais dinâmica, estabelecendo que os estudantes respondam as questões de forma oral por meio da construção de frases realizadas coletivamente, quanto também em uma vertente mais tradicional, pois os estudantes em alguns momentos ficam sentados “sozinhos” sem a possibilidade de se comunicar com o colega respondendo exercícios, e as atividades participativas não são pensadas de uma maneira inclusiva, influenciando na participação e nas aprendizagens das crianças nessas experiências.