Analisar a problemática que envolve o processo de alfabetização e suas complexidades que ocorrem dentro e fora da escola é de suma importância para educadores que almejam uma educação emancipatória, planejada e de sucesso; o chão da sala de aula é o principal objeto de estudo deste ensaio, haja vista que teceremos reflexões acerca do fazer pedagógico fundamentado nas vivências enquanto professor formador do PAIC que fomos durante um quinquênio o qual nos trouxe inúmeras aprendizagens e inovações para nosso profissionalismo. O PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma política pública que visa oferecer aos municípios formação continuada em serviço, objetivando consolidar o processo de alfabetização e letramento até o final do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo do presente ensaio será refletir sobre a importância das formações do PAIC para o bom desempenho das práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores que são contemplados com as formações do atual MAIS PAIC na Cidade de Crateús. Nossa escrita estar respaldada em um estudo bibliográfico acoplado com nossa experiência enquanto professor formador do PAIC que fomos. O modelo de alfabetização o qual ressaltamos trata-se de uma nova forma de aprender e ensinar, onde a aprendizagem acontece de forma lúdica e coletiva através das histórias vivenciadas por cada criança independente da realidade a qual pertencem. O desenvolvimento deste ensaio teórico visa maior aproximação do entendimento da didática e da prática de ensino na relação com a formação continuada de professores buscando estratégias inovadoras capaz de amenizar a problemática vivenciada por docentes e aprendizes durante o ciclo de alfabetização; Essas reflexões estão fundamentadas em FREIRE(2021), OLIVEIRA(1992), SCOZ(1999), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil(1998). Acreditamos que a educação infantil é a base que dará sustentabilidade para toda a vida escolar de nossas crianças, portanto, se faz necessário profissionais qualificados e comprometidos nas escolas.