Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A LEI 10.639/03 E A EDUCAÇÃO: ENTRE LEIS, TEORIAS E A REALIDADE – UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: Educação étnico-racial., Lei 10.639/03., Prática Docente. Comunicação Oral 29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento financiada pelo Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e pelo Programa Nacional de Financiamento da Iniciação Científica (PIBIC). A pesquisa intitulada: “Africanidades e Afrobrasilidades na Lei 10.639/03 – Um Olhar para as Escolas Quilombolas e as Instituições Públicas de Ensino de Campina Grande-PB: Currículo, Prática Pedagógica e Formação Docente”, dentre os muitos objetivos desta está investigar as mudanças ocorridas nos currículos, nas práticas e na formação docente após a instituição da Lei 10.63903. A pesquisa toma como recorte empírico as escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB e está em seu segundo ano de realização. Quanto aos objetivos é do tipo exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos pode ser tipificada como de múltiplo caráter: de levantamento diagnóstico – avaliativa e Pesquisa-Ação, já que objetiva intervir na realidade estudada. Os resultados que vamos apresentar neste artigo resultam da pesquisa de campo realizada nas Escolas Municipais de Campina Grande – PB, através da aplicação de um questionário e observação da prática docente. Os instrumentos norteadores da observação foram obtidos a partir de duas fontes: a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. Diante dos resultados obtidos, constatamos a necessidade da realização de uma formação continuada com os professores da rede, pois em sua maioria, afirmavam não trabalhar com a temática por falta de conhecimento metodológico para aplicar no cotidiano escolar.

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