Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento financiada pelo Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e pelo Programa Nacional de Financiamento da Iniciação Científica (PIBIC). A pesquisa intitulada: “Africanidades e Afrobrasilidades na Lei 10.639/03 – Um Olhar para as Escolas Quilombolas e as Instituições Públicas de Ensino de Campina Grande-PB: Currículo, Prática Pedagógica e Formação Docente”, dentre os muitos objetivos desta está investigar as mudanças ocorridas nos currículos, nas práticas e na formação docente após a instituição da Lei 10.63903. A pesquisa toma como recorte empírico as escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB e está em seu segundo ano de realização. Quanto aos objetivos é do tipo exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos pode ser tipificada como de múltiplo caráter: de levantamento diagnóstico – avaliativa e Pesquisa-Ação, já que objetiva intervir na realidade estudada. Os resultados que vamos apresentar neste artigo resultam da pesquisa de campo realizada nas Escolas Municipais de Campina Grande – PB, através da aplicação de um questionário e observação da prática docente. Os instrumentos norteadores da observação foram obtidos a partir de duas fontes: a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. Diante dos resultados obtidos, constatamos a necessidade da realização de uma formação continuada com os professores da rede, pois em sua maioria, afirmavam não trabalhar com a temática por falta de conhecimento metodológico para aplicar no cotidiano escolar.