O USO DA ENTREVISTA COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS NA ANÁLISE DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM LABORATÓRIOS DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100022 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7080 "inscrito_id" => 10083 "titulo" => "O USO DA ENTREVISTA COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS NA ANÁLISE DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM LABORATÓRIOS DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este artigo apresenta os fragmentos iniciais do processo da etapa de coleta e análise de dados de entrevistas, realizadas no desenvolvimento de uma pesquisa de dissertação no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em colaboração com o Grupo Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). A pesquisa que tem como objetivo analisar a aplicação das normas de segurança do trabalho em laboratórios escolares no contexto do ensino médio integrado à educação profissional em laboratórios do curso técnico integrado ao ensino médio em eletrotécnica e mecânica do IFMS, toma como um dos métodos de coleta de dados o uso das entrevistas com discentes, docentes e técnicos. As entrevistas tiveram sua construção e organização técnico-metodológica concebidas conforme sugerido por Szymanski (2018) que dispõe sobre a elaboração das questões desencadeadoras para maior foco no objeto de estudo, cuja condução seguem as etapas de contato inicial, condução da entrevista, expressão da compreensão, síntese e devolução. Para análise dos dados buscou-se uma abordagem multidirecional, em aproximação também com Szymanski (2018), Minayo (2002) e o aporte com as bases teóricas da EPT. O foco das entrevistas foi identificar de forma direta e indireta a percepção dos usuários em relação a segurança no uso dos laboratórios educacionais, estabelecendo parâmetros baseados nas suas experiências vividas e relação com o mundo do trabalho para além do ambiente educacional de modo a apoiar a construção de Produção Técnico-Tecnológica (PTT) que contribua com ações de reafirmação e/ou melhorias dos pontos identificados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10083_TB7080_20112023222020.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRAULIO GAUDENCIO CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "Braulio" "autor_email" => "brauliocerqueira@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100022 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7080 "inscrito_id" => 10083 "titulo" => "O USO DA ENTREVISTA COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS NA ANÁLISE DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM LABORATÓRIOS DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este artigo apresenta os fragmentos iniciais do processo da etapa de coleta e análise de dados de entrevistas, realizadas no desenvolvimento de uma pesquisa de dissertação no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em colaboração com o Grupo Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). A pesquisa que tem como objetivo analisar a aplicação das normas de segurança do trabalho em laboratórios escolares no contexto do ensino médio integrado à educação profissional em laboratórios do curso técnico integrado ao ensino médio em eletrotécnica e mecânica do IFMS, toma como um dos métodos de coleta de dados o uso das entrevistas com discentes, docentes e técnicos. As entrevistas tiveram sua construção e organização técnico-metodológica concebidas conforme sugerido por Szymanski (2018) que dispõe sobre a elaboração das questões desencadeadoras para maior foco no objeto de estudo, cuja condução seguem as etapas de contato inicial, condução da entrevista, expressão da compreensão, síntese e devolução. Para análise dos dados buscou-se uma abordagem multidirecional, em aproximação também com Szymanski (2018), Minayo (2002) e o aporte com as bases teóricas da EPT. O foco das entrevistas foi identificar de forma direta e indireta a percepção dos usuários em relação a segurança no uso dos laboratórios educacionais, estabelecendo parâmetros baseados nas suas experiências vividas e relação com o mundo do trabalho para além do ambiente educacional de modo a apoiar a construção de Produção Técnico-Tecnológica (PTT) que contribua com ações de reafirmação e/ou melhorias dos pontos identificados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10083_TB7080_20112023222020.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRAULIO GAUDENCIO CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "Braulio" "autor_email" => "brauliocerqueira@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }