EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO NOS DOCUMENTOS NACIONAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100131 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7227 "inscrito_id" => 20545 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO NOS DOCUMENTOS NACIONAIS" "resumo" => "Apresenta-se aqui, à luz de uma perspectiva histórico documental, uma análise dos documentos nacionais elaborados para orientar os currículos da Educação Infantil, o Documento Referencial Curricular de Juazeiro-BA, em especial, o que dizem sobre o processo de alfabetização inicial na pré-escola, partindo da criação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Documento Curricular Referencial de Juazeiro - DCRJ. Com o intuito de contribuir com essa análise, buscamos: Goodson (2018), (2002), Ferreiro (2011), Soares (2018), Rodrigues (2020), entre outros. Definimos duas categorias para analisar os documentos já citados são elas: 1- Como os documentos orientadores do currículo da Educação Infantil tratam em seus textos o processo de alfabetização escolar inicial? Sobre isso é possível identificar que os documentos tratam a temática de modo bem sutil; 2- Quais as consequências do tratamento dado pelos textos em cada documento orientador do currículo da Educação Infantil para a garantia do direito à educação de qualidade das crianças de 4 e 5 anos? Interpretação da questão de diferentes formas, assim, uns asseguram o direito a esse conhecimento, enquanto outros não, por entenderem que na educação infantil não é lugar para se alfabetizar, aumento da disparidade entre ensino público e privado, além da desigualdade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20545_TB7227_08092023190509.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE BATISTA DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michele.neves@juazeiro.ba" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100131 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7227 "inscrito_id" => 20545 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO NOS DOCUMENTOS NACIONAIS" "resumo" => "Apresenta-se aqui, à luz de uma perspectiva histórico documental, uma análise dos documentos nacionais elaborados para orientar os currículos da Educação Infantil, o Documento Referencial Curricular de Juazeiro-BA, em especial, o que dizem sobre o processo de alfabetização inicial na pré-escola, partindo da criação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Documento Curricular Referencial de Juazeiro - DCRJ. Com o intuito de contribuir com essa análise, buscamos: Goodson (2018), (2002), Ferreiro (2011), Soares (2018), Rodrigues (2020), entre outros. Definimos duas categorias para analisar os documentos já citados são elas: 1- Como os documentos orientadores do currículo da Educação Infantil tratam em seus textos o processo de alfabetização escolar inicial? Sobre isso é possível identificar que os documentos tratam a temática de modo bem sutil; 2- Quais as consequências do tratamento dado pelos textos em cada documento orientador do currículo da Educação Infantil para a garantia do direito à educação de qualidade das crianças de 4 e 5 anos? Interpretação da questão de diferentes formas, assim, uns asseguram o direito a esse conhecimento, enquanto outros não, por entenderem que na educação infantil não é lugar para se alfabetizar, aumento da disparidade entre ensino público e privado, além da desigualdade social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20545_TB7227_08092023190509.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE BATISTA DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michele.neves@juazeiro.ba" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }