SANTOS, Vanessa Raiane Bezerra Dos et al.. Relato de experiências no pibid. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100067>. Acesso em: 22/11/2024 18:35
A exposição desse relato busca descrever as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Iniciação à Docência, que faz parte da da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). Sua finalidade é possibilitar que estudantes da primeira metade de cursos de licenciatura se aproximem da realidade de escolas públicas de educação básica. Proporcionando uma preparação melhor em seu ambiente de trabalho. Nas divisões realizadas pelo programa temos; o coordenador de área que fica responsável pelo controle de das atividades entregues, das práticas realizadas com os alunos da escola na qual ficou para realizar suas aplicações e pelas bolsas financiadas pela CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; temos os supervisores, que ficam responsáveis por aplicar e monitorar todo o processo de rendimento dos bolsistas e os pibidianos, que são os alunos aprovados em um processo que foram aplicadas provas presencialmente na instituição e que estão a frente em concluir o que é esperado pelo projeto. A instituição responsável, o Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia de Pernambuco, IFPE - Campus Pesqueira é o polo no qual desempenhamos nossos e aplicamos cada atividade submetida semanalmente ou mensalmente. São conhecimentos produtivos durante os 6 (seis) meses que faço parte desses deveres atendidos pelo programa, no qual a Introdução a Astronomia, vem trazendo uma curiosidade a mais pelos conhecimentos de tudo que possa existir no universo.