TORRES, Maria Nayara Oliveira et al.. As bonecas de vó maria no ensino de matemática. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97363>. Acesso em: 22/11/2024 15:08
O trabalho apresenta uma sequência de atividades do Livro infantil As bonecas de Vó Maria de Mel Duarte. Realizamos as atividades numa turma do 3ª ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Codó, estado do Maranhão. As atividades desenvolvidas foram construídas com Base Nacional Comum Curricular (2018) voltadas para o ensino de matemática no ensino fundamental, de acordo com a unidade temática trabalhada em sala de aula e levando em consideração as relações étnico-raciais. Dessa forma, dezenove estudantes participaram das atividades realizadas durante o horário de matemática durante os dias 11, 12 e 14 de novembro de 2022. Assim, buscamos autoras/es que investigam a respeito do ensino de matemática no ensino fundamental, etnomatemática e relações étnico-raciais. Nisso, temos como referencial teórico D’Ambrósio (2005); Miguel, Garnica e D’Ambrósio (2004); Santos, Lara (2013), Almeida (2019) e Ribeiro (2017) e usamos os documentos oficiais da educação brasileira. Ao desenvolvermos as atividades, percebemos que as crianças gostaram da história, conseguiram pensar sobre as questões de matemática ao mesmo tempo em que foram provocadas/os a refletir a respeito das relações étnico-raciais. As crianças conseguiram entender que as netas Areta, Fayola e Babu gostaram das bonecas por se parecerem com elas e as/os estudantes participaram com perguntas e tentavam fazer o cálculo mental de questões envolvendo situações de compra e venda e nas atividades com leitura e interpretação de dados. Em relação aos gráficos, apresentaram dúvidas, mas conseguiram realizar com a orientação da professora. Nesse sentido, entendemos a matemática mais do que decorar fórmulas e compreendemos que se trata de uma ciência, uma linguagem e não está alheia às questões sociais. Dessa maneira, conseguimos aprender juntamente com as crianças outras possibilidades para o ensino de matemática que está mais próximo da etnomatemática em direção à descolonização do conhecimento