ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99464 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6329 "inscrito_id" => 17779 "titulo" => "ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O tema sobre inclusão de crianças autistas na educação infantil causa diferentes atitudes por parte dos/as professores/as. A convivência com crianças autistas, promovida pelo advento da inclusão escolar, oportuniza romper com a barreira do medo e do desconhecido. Entretanto, muitos desses/as professores/as mantêm atitudes de discriminação e preconceito frente a presença dessas crianças em seu grupo de atuação educacional, apesar de em sua grande maioria, contarem com uma política de formação continuada, bem como o apoio do Atendimento Educacional Especializado. Ao mesmo tempo que se percebe as mudanças e os avanços no acesso e participação dessas crianças nos espaços educacionais, há um número considerável de professores/as que apresentam atitudes de rejeição, resistência e sentem dificuldades de compartilhar a vida escolar junto a elas. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas empíricas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil e suas atitudes capacitistas. Utilizando-se das palavras-chave: Educação infantil, Concepção de Professores, Autismo, Capacitismo e suas variantes semânticas. constituindo descritores que possibilite abranger a temática. Teoricamente a pesquisa tem como base os Estudos da Deficiência e o Modelo Social da Deficiência. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões para romper com a lógica capacitista que dá suporte as ações na educação infantil com crianças autistas, fazendo da educação um espaço de equidade e respeito as diferenças. Palavras-Chave: autismo, inclusão, educação infantil, capacitismo. 1" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17779_TB6329_14112023181516.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE AQUINO BARROS" "autor_nome_curto" => "Ana Paula" "autor_email" => "anapb2582@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99464 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6329 "inscrito_id" => 17779 "titulo" => "ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O tema sobre inclusão de crianças autistas na educação infantil causa diferentes atitudes por parte dos/as professores/as. A convivência com crianças autistas, promovida pelo advento da inclusão escolar, oportuniza romper com a barreira do medo e do desconhecido. Entretanto, muitos desses/as professores/as mantêm atitudes de discriminação e preconceito frente a presença dessas crianças em seu grupo de atuação educacional, apesar de em sua grande maioria, contarem com uma política de formação continuada, bem como o apoio do Atendimento Educacional Especializado. Ao mesmo tempo que se percebe as mudanças e os avanços no acesso e participação dessas crianças nos espaços educacionais, há um número considerável de professores/as que apresentam atitudes de rejeição, resistência e sentem dificuldades de compartilhar a vida escolar junto a elas. Neste sentido, essa pesquisa de cunho bibliográfico, objetiva analisar as produções científicas empíricas que abordam as concepções de professores/as sobre o autismo na educação infantil e suas atitudes capacitistas. Utilizando-se das palavras-chave: Educação infantil, Concepção de Professores, Autismo, Capacitismo e suas variantes semânticas. constituindo descritores que possibilite abranger a temática. Teoricamente a pesquisa tem como base os Estudos da Deficiência e o Modelo Social da Deficiência. Esperamos que este trabalho possa provocar reflexões para romper com a lógica capacitista que dá suporte as ações na educação infantil com crianças autistas, fazendo da educação um espaço de equidade e respeito as diferenças. Palavras-Chave: autismo, inclusão, educação infantil, capacitismo. 1" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17779_TB6329_14112023181516.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE AQUINO BARROS" "autor_nome_curto" => "Ana Paula" "autor_email" => "anapb2582@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }