TENDÊNCIAS E EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO ABRANGENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97531 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3832 "inscrito_id" => 6151 "titulo" => "TENDÊNCIAS E EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO ABRANGENTE" "resumo" => "O Ensino de Ciências quando devidamente abordado tem o potencial transformador, contribui com a formação social, estimula o senso crítico e a formação cidadão. Mas para que esse potencial seja alcançado, estratégias metodológicas precisam ser usadas. Não basta apenas levar teorias e conceitos científicos para sala de aula, é necessário mostrar onde e como usar. Nesse contexto pontua-se que a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), também Problem-Based Learning (PBL) pode ser uma aliada do Ensino de Ciências. A ABP tem origem desde 1969, por mais que seja no século XXI que seja mais abordada para o campo educacional. Em seu cerne, essa metodologia está pautada no princípio de que aprender não é um ato passivo que envolve apenas memorizar conceitos. Sua função ao ser inserida na sala de aula é gerar questionamento, promover inquietações e discussões. Esse tipo de metodologia proporciona ao estudante ser o centro do processo ensino-aprendizagem. Ele é direcionado a construir o aprendizado em conjunto com os demais colegas de classe, além disso essa metodologia privilegia atividades em que os alunos resolvam problemáticas cotidianas. Visto isso, o presente artigo tem como objetivo discutir o uso da ABP no Ensino de Ciências. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. O estudo apontou que ao inserir a ABP nas aulas os alunos tornam-se mais críticos, ativos e o Ensino de Ciências começa a fazer mais sentido para os educandos, já que eles são direcionados a situações que podem usar o conhecimento na prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6151_TB3832_16112023195349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS" "autor_nome_curto" => "ALINE PEIXOTO V" "autor_email" => "alinepeixoto12@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97531 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3832 "inscrito_id" => 6151 "titulo" => "TENDÊNCIAS E EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO ABRANGENTE" "resumo" => "O Ensino de Ciências quando devidamente abordado tem o potencial transformador, contribui com a formação social, estimula o senso crítico e a formação cidadão. Mas para que esse potencial seja alcançado, estratégias metodológicas precisam ser usadas. Não basta apenas levar teorias e conceitos científicos para sala de aula, é necessário mostrar onde e como usar. Nesse contexto pontua-se que a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), também Problem-Based Learning (PBL) pode ser uma aliada do Ensino de Ciências. A ABP tem origem desde 1969, por mais que seja no século XXI que seja mais abordada para o campo educacional. Em seu cerne, essa metodologia está pautada no princípio de que aprender não é um ato passivo que envolve apenas memorizar conceitos. Sua função ao ser inserida na sala de aula é gerar questionamento, promover inquietações e discussões. Esse tipo de metodologia proporciona ao estudante ser o centro do processo ensino-aprendizagem. Ele é direcionado a construir o aprendizado em conjunto com os demais colegas de classe, além disso essa metodologia privilegia atividades em que os alunos resolvam problemáticas cotidianas. Visto isso, o presente artigo tem como objetivo discutir o uso da ABP no Ensino de Ciências. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. O estudo apontou que ao inserir a ABP nas aulas os alunos tornam-se mais críticos, ativos e o Ensino de Ciências começa a fazer mais sentido para os educandos, já que eles são direcionados a situações que podem usar o conhecimento na prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6151_TB3832_16112023195349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS" "autor_nome_curto" => "ALINE PEIXOTO V" "autor_email" => "alinepeixoto12@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }