MINICURSO COMO AÇÃO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98519 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5116 "inscrito_id" => 8276 "titulo" => "MINICURSO COMO AÇÃO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)" "resumo" => "O presente artigo trata da experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica (PRP) por uma bolsista e licencianda do curso de Química, da Universidade Federal de Pernambuco, em uma escola da rede estadual de ensino. O minicurso “CFCs versus Ozonofesra: uma luta por espaço” foi planejada e ministrada pela licencianda, juntamente com outros residentes e a professora supervisora do PRP na escola. O projeto foi realizado em um evento científico promovido pela escola, teve como público-alvo os estudantes do 1º ano do Ensino Médio e contou com uma parte dialogada, a exposição de um vídeo e um experimento, além da proposta de resposta de um pré-teste e de um pós-teste, desenvolvido pelos residentes para ser utilizado como um dos instrumentos de avaliação. O objetivo principal do minicurso, dentre outros, era promover meios para o letramento científico dos estudantes. A partir da pergunta respondida pelos alunos em grupo antes do minicurso, foi possível notar que eles possuíam pouco ou nenhum conhecimento sobre a camada de ozônio, os gases CFCs e suas relações. Após o minicurso, os mesmos grupos de alunos responderam perguntas na mesma linha do pré-teste e dessa vez, demonstraram ter construído conhecimento sobre a temática, enriquecendo sua formação cidadã e avançando em seu letramento científico. O projeto trouxe contribuições não só para os alunos, como para os residentes enquanto professores em formação, possibilitando uma troca rica em aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8276_TB5116_04102023225835.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "reh.alves388@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98519 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5116 "inscrito_id" => 8276 "titulo" => "MINICURSO COMO AÇÃO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)" "resumo" => "O presente artigo trata da experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica (PRP) por uma bolsista e licencianda do curso de Química, da Universidade Federal de Pernambuco, em uma escola da rede estadual de ensino. O minicurso “CFCs versus Ozonofesra: uma luta por espaço” foi planejada e ministrada pela licencianda, juntamente com outros residentes e a professora supervisora do PRP na escola. O projeto foi realizado em um evento científico promovido pela escola, teve como público-alvo os estudantes do 1º ano do Ensino Médio e contou com uma parte dialogada, a exposição de um vídeo e um experimento, além da proposta de resposta de um pré-teste e de um pós-teste, desenvolvido pelos residentes para ser utilizado como um dos instrumentos de avaliação. O objetivo principal do minicurso, dentre outros, era promover meios para o letramento científico dos estudantes. A partir da pergunta respondida pelos alunos em grupo antes do minicurso, foi possível notar que eles possuíam pouco ou nenhum conhecimento sobre a camada de ozônio, os gases CFCs e suas relações. Após o minicurso, os mesmos grupos de alunos responderam perguntas na mesma linha do pré-teste e dessa vez, demonstraram ter construído conhecimento sobre a temática, enriquecendo sua formação cidadã e avançando em seu letramento científico. O projeto trouxe contribuições não só para os alunos, como para os residentes enquanto professores em formação, possibilitando uma troca rica em aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8276_TB5116_04102023225835.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "reh.alves388@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }