PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98624 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5242 "inscrito_id" => 5740 "titulo" => "PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A educação vem necessitando cada vez mais de reformulação das didáticas já utilizadas em salas de aula. É necessário buscar meios alternativos que proporcionem maior desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, que se mostram desmotivados diante do tradicionalismo teórico. Nesse sentido, a educação enfrenta o desafio de diversificar e transformar a maneira de repassar conhecimentos, visando maior aproveitamento e interação dos alunos, através da aplicação de metodologias ativas. Teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta digital como metodologia ativa na turma do primeiro ano do curso Integrado em Informática do IFPB, Campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como metodologia inicial a aplicação da ferramenta didática Quizizz logo após a abordagem teórica pela docente da disciplina. Posteriormente, foi realizada a aplicação de um questionário, com o intuito de obter a avaliação dos discentes sobre as contribuições que as metodologias ativas podem trazer no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Notou-se que para a grande maioria dos discentes , o uso de metodologias ativas é bastante eficaz e auxilia de forma muito significativa no processo de ensino/aprendizagem, no entanto, eles afirmaram que o uso de tais ferramentas pode favorecer a competitividade na sala de aula. Além disso, os alunos mostraram-se mais interessados em participar quando as aulas são mais dinâmicas. Por meio desta pesquisa, fica claro a importância na reformulação das didáticas tradicionais, trazendo para a sala não apenas as aulas teóricas, mas também metodologias ativas, que por sua vez, culminam no progresso do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o, entre outros aspectos mais significativo. Ademais, os discentes demonstram maior interesse por aulas mais dinâmicas, onde é possível a sua inserção como sujeito na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, apesar dos desafios encontrados, é fundamental que ocorra a quebra dos paradigmas que ainda persistem no cenário educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ee71ce7c0_20122023103857.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 10:38:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE MAYANA BEZERRA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Alane Mayana" "autor_email" => "alane.andradeifpb@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98624 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5242 "inscrito_id" => 5740 "titulo" => "PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A educação vem necessitando cada vez mais de reformulação das didáticas já utilizadas em salas de aula. É necessário buscar meios alternativos que proporcionem maior desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, que se mostram desmotivados diante do tradicionalismo teórico. Nesse sentido, a educação enfrenta o desafio de diversificar e transformar a maneira de repassar conhecimentos, visando maior aproveitamento e interação dos alunos, através da aplicação de metodologias ativas. Teve como objetivo avaliar o uso de uma ferramenta digital como metodologia ativa na turma do primeiro ano do curso Integrado em Informática do IFPB, Campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como metodologia inicial a aplicação da ferramenta didática Quizizz logo após a abordagem teórica pela docente da disciplina. Posteriormente, foi realizada a aplicação de um questionário, com o intuito de obter a avaliação dos discentes sobre as contribuições que as metodologias ativas podem trazer no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Notou-se que para a grande maioria dos discentes , o uso de metodologias ativas é bastante eficaz e auxilia de forma muito significativa no processo de ensino/aprendizagem, no entanto, eles afirmaram que o uso de tais ferramentas pode favorecer a competitividade na sala de aula. Além disso, os alunos mostraram-se mais interessados em participar quando as aulas são mais dinâmicas. Por meio desta pesquisa, fica claro a importância na reformulação das didáticas tradicionais, trazendo para a sala não apenas as aulas teóricas, mas também metodologias ativas, que por sua vez, culminam no progresso do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o, entre outros aspectos mais significativo. Ademais, os discentes demonstram maior interesse por aulas mais dinâmicas, onde é possível a sua inserção como sujeito na construção do seu conhecimento. Nesse sentido, apesar dos desafios encontrados, é fundamental que ocorra a quebra dos paradigmas que ainda persistem no cenário educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582ee71ce7c0_20122023103857.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 10:38:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE MAYANA BEZERRA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Alane Mayana" "autor_email" => "alane.andradeifpb@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }