ENSINO DA LIBRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96660 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 13364 "titulo" => "ENSINO DA LIBRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de fomentar reflexões e discutir acerca da importância da formação docente no contexto brasileiro, focando nas discussões dos desafios e perspectivas dos processos formativos de professores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Destarte, abordaremos questões relacionadas ao complexo desenvolvimento de formação docente no que tange seus aspectos históricos, políticos e sociais a fim de compreender melhor como isso impacta diretamente na legitimação do processo de inclusão social. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, objetiva também, discutir acerca de aspectos relacionados ao fazer pedagógico e como este vem sendo desenvolvido nos cursos de formação de professores de LIBRAS. O interesse por esse fazer pedagógico emerge da inquietação e vivências das pesquisadoras e autoras desse trabalho, que, na condição de aluna e professora de LIBRAS, elencaram alguns pontos positivos e negativos que experienciaram e ainda experienciam no curso de formação docente de profissionais de educação de surdos. No arcabouço dessa produção alicerçamos nossa discussão em torno das teorias e argumentações de alguns teóricos como QUADROS, GATTI e ALBRES, dentre outros autores que respaldaram nossos escritos e discorreram de forma muito consistente acerca do aludido tema. Neste trabalhado, sistematizaremos os diversos aspectos que envolvem o processo de formação de professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sobretudo, aspectos relacionados à apropriação do saber didático e as diversas formas de ensinar LIBRAS, materializadas nas práticas pedagógicas cotidianas dos cursos de licenciatura, de modo que este trabalho possa auxiliar projetos futuros, relacionados à essa temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID13364_TB2668_04102023102835.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "cristinaaraujo1605@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96660 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 13364 "titulo" => "ENSINO DA LIBRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de fomentar reflexões e discutir acerca da importância da formação docente no contexto brasileiro, focando nas discussões dos desafios e perspectivas dos processos formativos de professores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Destarte, abordaremos questões relacionadas ao complexo desenvolvimento de formação docente no que tange seus aspectos históricos, políticos e sociais a fim de compreender melhor como isso impacta diretamente na legitimação do processo de inclusão social. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, objetiva também, discutir acerca de aspectos relacionados ao fazer pedagógico e como este vem sendo desenvolvido nos cursos de formação de professores de LIBRAS. O interesse por esse fazer pedagógico emerge da inquietação e vivências das pesquisadoras e autoras desse trabalho, que, na condição de aluna e professora de LIBRAS, elencaram alguns pontos positivos e negativos que experienciaram e ainda experienciam no curso de formação docente de profissionais de educação de surdos. No arcabouço dessa produção alicerçamos nossa discussão em torno das teorias e argumentações de alguns teóricos como QUADROS, GATTI e ALBRES, dentre outros autores que respaldaram nossos escritos e discorreram de forma muito consistente acerca do aludido tema. Neste trabalhado, sistematizaremos os diversos aspectos que envolvem o processo de formação de professores para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sobretudo, aspectos relacionados à apropriação do saber didático e as diversas formas de ensinar LIBRAS, materializadas nas práticas pedagógicas cotidianas dos cursos de licenciatura, de modo que este trabalho possa auxiliar projetos futuros, relacionados à essa temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID13364_TB2668_04102023102835.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "cristinaaraujo1605@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }