EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROJETO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95702 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 12385 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROJETO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de um projeto de educação ambiental, a partir de uma perspectiva investigativa, da vegetação local. Para tendo, partimos da compreensão de que a educação ambiental se constitui como um caminho para a sensibilização dos educados frente diversas problemáticas ambientais. Nessa direção, o presente trabalho é resultado de um projeto extensão elaborado no contexto dos componentes curriculares Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco. Mediante isso, o projeto foi vivenciado com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na escola campo de estágio, localizada no município de Moreno- PE. As atividades realizadas envolveram uma investigação para observar, coletar e analisar amostras da vegetação do entorno da unidade de ensino. A partir disso, os estudantes pesquisaram, em bases de dados como, por exemplo, Google Escola, sobre a presença de espécies endêmicas da região em que residem, com intuito de despertar o senso crítico. Também houve a socialização dos resultados alcançados com o estudo. Na sequência, foi realizada uma aula expositiva dialogada, sobre a importância da biodiversidade, destacando os impactos causados pelo desmatamento, para que os estudantes refletissem sobre a problemática abordada e identificassem soluções para estas. Na última etapa do projeto foi feito o plantio de sementes, assim, na ocasião os estudantes puderam aprender através da prática, uma forma de colaborar com o reflorestamento do local em que vivem. Através dessas atividades, foi possível desenvolver nos educando a percepção ambiental e o reconhecimento da importância da biodiversidade local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659411182552f_02012024103520.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:35:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA IRIS LINS FARIAS" "autor_nome_curto" => "ANA IRIS" "autor_email" => "anairislins2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95702 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 12385 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PROJETO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de um projeto de educação ambiental, a partir de uma perspectiva investigativa, da vegetação local. Para tendo, partimos da compreensão de que a educação ambiental se constitui como um caminho para a sensibilização dos educados frente diversas problemáticas ambientais. Nessa direção, o presente trabalho é resultado de um projeto extensão elaborado no contexto dos componentes curriculares Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco. Mediante isso, o projeto foi vivenciado com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na escola campo de estágio, localizada no município de Moreno- PE. As atividades realizadas envolveram uma investigação para observar, coletar e analisar amostras da vegetação do entorno da unidade de ensino. A partir disso, os estudantes pesquisaram, em bases de dados como, por exemplo, Google Escola, sobre a presença de espécies endêmicas da região em que residem, com intuito de despertar o senso crítico. Também houve a socialização dos resultados alcançados com o estudo. Na sequência, foi realizada uma aula expositiva dialogada, sobre a importância da biodiversidade, destacando os impactos causados pelo desmatamento, para que os estudantes refletissem sobre a problemática abordada e identificassem soluções para estas. Na última etapa do projeto foi feito o plantio de sementes, assim, na ocasião os estudantes puderam aprender através da prática, uma forma de colaborar com o reflorestamento do local em que vivem. Através dessas atividades, foi possível desenvolver nos educando a percepção ambiental e o reconhecimento da importância da biodiversidade local." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659411182552f_02012024103520.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 10:35:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA IRIS LINS FARIAS" "autor_nome_curto" => "ANA IRIS" "autor_email" => "anairislins2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }