Neste estudo, compartilhamos a experiência do estágio supervisionado I, buscando trazer uma abordagem sobre as modalidades esportivas do futsal e handebol trabalhados no Ensino Fundamental II nas turmas do 8° ano na disciplina de Educação Física na instituição do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira – CPM. Além de discutir a evolução histórica e as peculiaridades de ambos os esportes, ressaltamos a importância de transmitir não somente as habilidades técnicas, mas também as raízes históricas e os princípios intrínsecos a cada modalidade, enriquecendo assim a compreensão dos alunos. Ao explorar o esporte do futsal, notamos que a inclusão de jogos como o incentivo aos alunos, os auxiliou a assimilarem gradualmente os fundamentos esportivos, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas interações sociais. Os jogos também serviram como uma ferramenta motivadora, tornando o aprendizado mais atraente e participativo. No que diz respeito ao handebol, contextualizamos a sua origem e trajetória, expondo como esse esporte europeu conquistou espaço nas instituições de ensino como uma maneira de promover a formação integral dos estudantes. Através desse entendimento, os alunos não apenas se envolveram mais ativamente nas aulas, mas também compreenderam a relevância de cada esporte em um contexto mais amplo. O método de pesquisa empregado englobou a observação minuciosa das aulas, bem como a participação ativa junto à professora de Educação Física da instituição parceira. Essa colaboração proporcionou uma visão abrangente das dinâmicas pedagógicas e das interações entre alunos e professores, enriquecendo a compreensão das práticas de ensino. Este estudo enfatiza, portanto, a relevância de uma abordagem inclusiva e holística na disciplina de Educação Física, que vai além da esfera técnica, buscando estabelecer uma conexão profunda com a cultura de movimento corporal e promovendo assim um ambiente educacional mais enriquecedor e engajador.