RELAÇÕES DE GÊNERO E CONTEXTO FAMILIAR: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LITERATURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99270 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6087 "inscrito_id" => 14868 "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E CONTEXTO FAMILIAR: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LITERATURA" "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade, uma vez que o contato com a arte literária contribui para sua humanização do sujeito, além de promover conhecimentos acerca de momentos históricos do passado. No entanto, essa vivência com o texto literário, geralmente, tem sido deixada de lado nas escolas, que voltam-se para o viés puramente expositivo, histórico e teórico com as obras, sem levantar questões importantes como as relações que os textos têm com as experiências dos próprios estudantes, buscando assim fortalecer o processo de letramento literário. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor uma Sequência Didática com base nos contos “Vó, a senhora é lésbica?” e “Tia Marga”, de Natália Borges Polesso, publicados no livro Amora (2017), para trabalhar em sala de aula os tipos de relação familiar e como as questões de gênero e sexualidade nesse contexto ainda são um tabu. Partindo desse objetivo, utilizaremos a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições dos conceitos de Cosson (2018), Cândido (2004), Jauss (1994), Pinheiro (2007), Todorov (2009), dentre outros pesquisadores para construir o nosso trabalho. Desse modo, a sequência proposta possibilita aos estudantes do ensino médio o contato com textos não canônicos, a fim de reconhecer e discutir o seu contexto social através das obras literárias, refletindo como o silenciamento no contexto familiar pode influenciar na construção da subjetividade dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14868_TB6087_12122023084808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO TAWAN SILVA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "gustavo.moura@alunos.ufer" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99270 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6087 "inscrito_id" => 14868 "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E CONTEXTO FAMILIAR: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LITERATURA" "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade, uma vez que o contato com a arte literária contribui para sua humanização do sujeito, além de promover conhecimentos acerca de momentos históricos do passado. No entanto, essa vivência com o texto literário, geralmente, tem sido deixada de lado nas escolas, que voltam-se para o viés puramente expositivo, histórico e teórico com as obras, sem levantar questões importantes como as relações que os textos têm com as experiências dos próprios estudantes, buscando assim fortalecer o processo de letramento literário. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor uma Sequência Didática com base nos contos “Vó, a senhora é lésbica?” e “Tia Marga”, de Natália Borges Polesso, publicados no livro Amora (2017), para trabalhar em sala de aula os tipos de relação familiar e como as questões de gênero e sexualidade nesse contexto ainda são um tabu. Partindo desse objetivo, utilizaremos a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições dos conceitos de Cosson (2018), Cândido (2004), Jauss (1994), Pinheiro (2007), Todorov (2009), dentre outros pesquisadores para construir o nosso trabalho. Desse modo, a sequência proposta possibilita aos estudantes do ensino médio o contato com textos não canônicos, a fim de reconhecer e discutir o seu contexto social através das obras literárias, refletindo como o silenciamento no contexto familiar pode influenciar na construção da subjetividade dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14868_TB6087_12122023084808.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO TAWAN SILVA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "gustavo.moura@alunos.ufer" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }