Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DAS ABELHAS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS E ANALÓGICOS NO ENSINO TÉCNICO DE APICULTURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98179
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4680
    "inscrito_id" => 17885
    "titulo" => "O JOGO DAS ABELHAS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS E ANALÓGICOS NO ENSINO TÉCNICO DE APICULTURA"
    "resumo" => "O ensino técnico de apicultura é uma área que requer a compreensão de conceitos complexos e habilidades práticas por parte dos estudantes. Para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e envolvente, a utilização de jogos digitais e analógicos têm surgido como uma abordagem promissora. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é investigar a utilização de jogos digitais e analógicos como ferramentas de ensino no contexto do ensino técnico do curso de apicultura no IFRN/Pau dos Ferros. O estudo busca avaliar a eficácia e o impacto do uso de jogos analógicos no ensino, bem como verificar como as abelhas e seus equipamentos são mostrados nos jogos digitais e assim comparar com os métodos tradicionais de ensino. Além disso, procura identificar em jogos virtuais já disponíveis no mercado que abordam conceitos e habilidades relacionados à apicultura, a fim de observar de forma imagética se essas abordagens correspondem aos conceitos práticos sobre a temática. A pesquisa pretende investigar a observação e experiências dos estudantes em relação ao uso de jogos no processo de aprendizagem da apicultura, analisando seu engajamento, motivação e retenção de conhecimento. Também serão exploradas a viabilidade e acessibilidade desses jogos como recursos educacionais, levando em consideração aspectos como custo, disponibilidade de equipamentos e facilidade de uso. Ao final, espera-se propor diretrizes e recomendações para a integração efetiva de jogos digitais e analógicos no currículo do ensino técnico de apicultura. Essas diretrizes visam melhorar a qualidade e a eficiência do processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação mais dinâmica e atraente para os alunos dessa área. A utilização de jogos digitais e analógicos pode potencialmente contribuir para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sólidos em apicultura, preparando os alunos para enfrentar os desafios do setor de forma mais efetiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17885_TB4680_10122023210430.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.felipe1@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98179
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4680
    "inscrito_id" => 17885
    "titulo" => "O JOGO DAS ABELHAS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS E ANALÓGICOS NO ENSINO TÉCNICO DE APICULTURA"
    "resumo" => "O ensino técnico de apicultura é uma área que requer a compreensão de conceitos complexos e habilidades práticas por parte dos estudantes. Para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e envolvente, a utilização de jogos digitais e analógicos têm surgido como uma abordagem promissora. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é investigar a utilização de jogos digitais e analógicos como ferramentas de ensino no contexto do ensino técnico do curso de apicultura no IFRN/Pau dos Ferros. O estudo busca avaliar a eficácia e o impacto do uso de jogos analógicos no ensino, bem como verificar como as abelhas e seus equipamentos são mostrados nos jogos digitais e assim comparar com os métodos tradicionais de ensino. Além disso, procura identificar em jogos virtuais já disponíveis no mercado que abordam conceitos e habilidades relacionados à apicultura, a fim de observar de forma imagética se essas abordagens correspondem aos conceitos práticos sobre a temática. A pesquisa pretende investigar a observação e experiências dos estudantes em relação ao uso de jogos no processo de aprendizagem da apicultura, analisando seu engajamento, motivação e retenção de conhecimento. Também serão exploradas a viabilidade e acessibilidade desses jogos como recursos educacionais, levando em consideração aspectos como custo, disponibilidade de equipamentos e facilidade de uso. Ao final, espera-se propor diretrizes e recomendações para a integração efetiva de jogos digitais e analógicos no currículo do ensino técnico de apicultura. Essas diretrizes visam melhorar a qualidade e a eficiência do processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação mais dinâmica e atraente para os alunos dessa área. A utilização de jogos digitais e analógicos pode potencialmente contribuir para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sólidos em apicultura, preparando os alunos para enfrentar os desafios do setor de forma mais efetiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17885_TB4680_10122023210430.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.felipe1@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino técnico de apicultura é uma área que requer a compreensão de conceitos complexos e habilidades práticas por parte dos estudantes. Para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e envolvente, a utilização de jogos digitais e analógicos têm surgido como uma abordagem promissora. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é investigar a utilização de jogos digitais e analógicos como ferramentas de ensino no contexto do ensino técnico do curso de apicultura no IFRN/Pau dos Ferros. O estudo busca avaliar a eficácia e o impacto do uso de jogos analógicos no ensino, bem como verificar como as abelhas e seus equipamentos são mostrados nos jogos digitais e assim comparar com os métodos tradicionais de ensino. Além disso, procura identificar em jogos virtuais já disponíveis no mercado que abordam conceitos e habilidades relacionados à apicultura, a fim de observar de forma imagética se essas abordagens correspondem aos conceitos práticos sobre a temática. A pesquisa pretende investigar a observação e experiências dos estudantes em relação ao uso de jogos no processo de aprendizagem da apicultura, analisando seu engajamento, motivação e retenção de conhecimento. Também serão exploradas a viabilidade e acessibilidade desses jogos como recursos educacionais, levando em consideração aspectos como custo, disponibilidade de equipamentos e facilidade de uso. Ao final, espera-se propor diretrizes e recomendações para a integração efetiva de jogos digitais e analógicos no currículo do ensino técnico de apicultura. Essas diretrizes visam melhorar a qualidade e a eficiência do processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação mais dinâmica e atraente para os alunos dessa área. A utilização de jogos digitais e analógicos pode potencialmente contribuir para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sólidos em apicultura, preparando os alunos para enfrentar os desafios do setor de forma mais efetiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.