O ensino técnico de apicultura é uma área que requer a compreensão de conceitos complexos e habilidades práticas por parte dos estudantes. Para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e envolvente, a utilização de jogos digitais e analógicos têm surgido como uma abordagem promissora. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é investigar a utilização de jogos digitais e analógicos como ferramentas de ensino no contexto do ensino técnico do curso de apicultura no IFRN/Pau dos Ferros. O estudo busca avaliar a eficácia e o impacto do uso de jogos analógicos no ensino, bem como verificar como as abelhas e seus equipamentos são mostrados nos jogos digitais e assim comparar com os métodos tradicionais de ensino. Além disso, procura identificar em jogos virtuais já disponíveis no mercado que abordam conceitos e habilidades relacionados à apicultura, a fim de observar de forma imagética se essas abordagens correspondem aos conceitos práticos sobre a temática. A pesquisa pretende investigar a observação e experiências dos estudantes em relação ao uso de jogos no processo de aprendizagem da apicultura, analisando seu engajamento, motivação e retenção de conhecimento. Também serão exploradas a viabilidade e acessibilidade desses jogos como recursos educacionais, levando em consideração aspectos como custo, disponibilidade de equipamentos e facilidade de uso. Ao final, espera-se propor diretrizes e recomendações para a integração efetiva de jogos digitais e analógicos no currículo do ensino técnico de apicultura. Essas diretrizes visam melhorar a qualidade e a eficiência do processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação mais dinâmica e atraente para os alunos dessa área. A utilização de jogos digitais e analógicos pode potencialmente contribuir para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sólidos em apicultura, preparando os alunos para enfrentar os desafios do setor de forma mais efetiva.