O presente relato de experiência busca apresentar contribuições pedagógicas e formativas obtidas a partir da atividade didática “Júri Simulado”. A experiência foi realizada durante o período de março a abril em três turmas do 3º ano do ensino médio da E.E.E.P. Amélia Figueiredo de Lavor, na cidade de Iguatu-CE, sob indução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A abordagem metodológica utilizada foi de cunho descritivo sob a qual buscamos sistematizar este relato como uma experiência formativa. Para a realização da atividade, dividimos a sala de aula em três grupos com funções diferentes e semelhantes a de um júri: acusação, defesa e julgamento, e solicitamos que os alunos fizessem inferências sobre o conteúdo de Guerra Fria amparados por materiais previamente disponibilizados, rotacionando entre as funções ao final de cada etapa. Como resultados observou-se o envolvimento dos estudantes, sendo perceptível o desenvolvimento da autonomia, criticidade, capacidade de argumentação, interação entre os grupos e maior absorção do conteúdo por parte destes. Além do mais, foi possível explorar uma metodologia de ensino que diverge dos moldes tradicionais de educação. Em virtude do que foi vivenciado, conclui-se que o “Júri Simulado” se mostrou como uma ferramenta pedagógica eficaz tanto para aprendizagem do alunado da escola campo, quanto para o processo de formação docente dos licenciandos em Geografia.