A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UEPB – CAMPUS III NO CONTEXTO PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101227 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8948 "inscrito_id" => 8643 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UEPB – CAMPUS III NO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta as reflexões a partir das práticas realizadas dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021. Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas, inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais e, a partir do avanço da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada em Guarabira/PB, destacando as contribuições formativas proporcionadas pelo PRP para os residentes pedagógicos. Para tanto, foram trazidas análises sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de licenciatura. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai (2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o momento de formação proporcionado pelo PRP foi um período de prática das teorias aprendidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8643_TB8948_20112023144436.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Roseane" "autor_email" => "roseane.barbosa@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101227 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8948 "inscrito_id" => 8643 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UEPB – CAMPUS III NO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta as reflexões a partir das práticas realizadas dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021. Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas, inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais e, a partir do avanço da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada em Guarabira/PB, destacando as contribuições formativas proporcionadas pelo PRP para os residentes pedagógicos. Para tanto, foram trazidas análises sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de licenciatura. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai (2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o momento de formação proporcionado pelo PRP foi um período de prática das teorias aprendidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8643_TB8948_20112023144436.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Roseane" "autor_email" => "roseane.barbosa@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }