ABORDAGEM TEMÁTICA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: A ESCOLA COMO CONSCIENTIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97189 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3365 "inscrito_id" => 3100 "titulo" => "ABORDAGEM TEMÁTICA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: A ESCOLA COMO CONSCIENTIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL" "resumo" => "Os estudos relacionados às ciências ambientais têm se destacado bastante devido sua relevante importância e à medida que a consciência em relação a qualidade de vida ambiental faz–se necessária. Podemos fazer uma breve reflexão sobre o quanto é preciso estudarem e resolverem os efeitos negativos da interação humana no meio ambiente. Dentre algumas áreas de preocupações ambientais, podemos destacar problemas como a conservação da água, a segurança do ar e o consumo da energia, afinal, tem se tornado parte do conhecimento da humanidade que as ações com a qual os humanos interagem tem geralmente um impacto no meio ambiente. Neste contexto, a ciência ambiental pode então ser vista a partir das lentes da sustentabilidade e de certa forma emerge uma nova consciência quanto à necessidade de mudar hábitos antigos que acabaram por provocar a destruição, degradação, desvalorização dos recursos naturais e se passasse a desenvolver novas ideias para tornar melhor a nossa qualidade de vida. A abordagem desse trabalho frisa a necessidade de uma educação ambiental, visando mudanças de mentalidade para a preservação da qualidade ambiental com os alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Timon. Para tal finalidade, estão sendo feitos estudos de temas relacionados às Ciências Ambientais, com ações educativas, palestras e buscando a visita em diversos setores para identificação das principais problemáticas que envolvem as questões ambientais dentro do campus. Desse modo, a aula prática é considerada uma prática pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional pois, através da experimentação, o estudante é capaz de aliar a teoria com a prática, contribuindo para o desenvolvimento da problematização em sala de aula. Sendo assim, a fase de organização de estratégias ajudam a construir uma consciência de preservação do meio ambiente e tornar os bons hábitos para a qualidade ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3100_TB3365_22052023153429.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURIESLLEY NABLO DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "AURI NABLO" "autor_email" => "s.nablo@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97189 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3365 "inscrito_id" => 3100 "titulo" => "ABORDAGEM TEMÁTICA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: A ESCOLA COMO CONSCIENTIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL" "resumo" => "Os estudos relacionados às ciências ambientais têm se destacado bastante devido sua relevante importância e à medida que a consciência em relação a qualidade de vida ambiental faz–se necessária. Podemos fazer uma breve reflexão sobre o quanto é preciso estudarem e resolverem os efeitos negativos da interação humana no meio ambiente. Dentre algumas áreas de preocupações ambientais, podemos destacar problemas como a conservação da água, a segurança do ar e o consumo da energia, afinal, tem se tornado parte do conhecimento da humanidade que as ações com a qual os humanos interagem tem geralmente um impacto no meio ambiente. Neste contexto, a ciência ambiental pode então ser vista a partir das lentes da sustentabilidade e de certa forma emerge uma nova consciência quanto à necessidade de mudar hábitos antigos que acabaram por provocar a destruição, degradação, desvalorização dos recursos naturais e se passasse a desenvolver novas ideias para tornar melhor a nossa qualidade de vida. A abordagem desse trabalho frisa a necessidade de uma educação ambiental, visando mudanças de mentalidade para a preservação da qualidade ambiental com os alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Timon. Para tal finalidade, estão sendo feitos estudos de temas relacionados às Ciências Ambientais, com ações educativas, palestras e buscando a visita em diversos setores para identificação das principais problemáticas que envolvem as questões ambientais dentro do campus. Desse modo, a aula prática é considerada uma prática pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional pois, através da experimentação, o estudante é capaz de aliar a teoria com a prática, contribuindo para o desenvolvimento da problematização em sala de aula. Sendo assim, a fase de organização de estratégias ajudam a construir uma consciência de preservação do meio ambiente e tornar os bons hábitos para a qualidade ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3100_TB3365_22052023153429.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURIESLLEY NABLO DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "AURI NABLO" "autor_email" => "s.nablo@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }