EDUCAÇÃO 4.0: O USO DA MANUFATURA ADITIVA EM PROJETOS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96839 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2901 "inscrito_id" => 13243 "titulo" => "EDUCAÇÃO 4.0: O USO DA MANUFATURA ADITIVA EM PROJETOS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO" "resumo" => "A Educação 4.0 surge como um novo conceito educacional que busca a inserção de novas tecnologias e inovações, no processo de ensino e aprendizagem, integrando e otimizando o aprendizado a ferramentas que possibilitam o desenvolvimento da criatividade e a gestão de projetos colaborativos interdisciplinares. Dentro desse novo paradigma educacional, a manufatura aditiva (Impressão 3D) ganha destaque como uma forma de produção de produtos com baixo custo, tempo de produção reduzido, alta possibilidade de personalização e liberdade criativa levando em conta aspectos sustentáveis, devido a possibilidade da utilização de insumos biodegradáveis. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar como a impressão 3D é aplicada em projetos de gestão e empreendedorismo como uma forma prática para a criação de protótipos para testes e validação de novas ideias e produtos. Para isso, ações educacionais são necessárias, este trabalho retratará ações que demonstram a sua aplicabilidade em gestão de projetos, gestão da qualidade e produção, modelagem 3D, design e mecânica. Considerando que a fabricação digital está presente em diversos setores como arquitetura, saúde, alimentação, engenharia, indústrias e moda após o contato com essa tecnologia é possível desenvolver competências e habilidades úteis para o mercado de trabalho, contribuindo para a criação de inovações nos setores. Assim, pode-se afirmar que a manufatura aditiva utilizada no ensino e projetos de gestão e empreendedorismo, gera resultados satisfatórios, por integrar tecnologia ao processo de aprendizagem e capacitar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais inovador e digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13243_TB2901_19112023181505.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR FERREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "igortavares@alunos.utfpr." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96839 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2901 "inscrito_id" => 13243 "titulo" => "EDUCAÇÃO 4.0: O USO DA MANUFATURA ADITIVA EM PROJETOS DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO" "resumo" => "A Educação 4.0 surge como um novo conceito educacional que busca a inserção de novas tecnologias e inovações, no processo de ensino e aprendizagem, integrando e otimizando o aprendizado a ferramentas que possibilitam o desenvolvimento da criatividade e a gestão de projetos colaborativos interdisciplinares. Dentro desse novo paradigma educacional, a manufatura aditiva (Impressão 3D) ganha destaque como uma forma de produção de produtos com baixo custo, tempo de produção reduzido, alta possibilidade de personalização e liberdade criativa levando em conta aspectos sustentáveis, devido a possibilidade da utilização de insumos biodegradáveis. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar como a impressão 3D é aplicada em projetos de gestão e empreendedorismo como uma forma prática para a criação de protótipos para testes e validação de novas ideias e produtos. Para isso, ações educacionais são necessárias, este trabalho retratará ações que demonstram a sua aplicabilidade em gestão de projetos, gestão da qualidade e produção, modelagem 3D, design e mecânica. Considerando que a fabricação digital está presente em diversos setores como arquitetura, saúde, alimentação, engenharia, indústrias e moda após o contato com essa tecnologia é possível desenvolver competências e habilidades úteis para o mercado de trabalho, contribuindo para a criação de inovações nos setores. Assim, pode-se afirmar que a manufatura aditiva utilizada no ensino e projetos de gestão e empreendedorismo, gera resultados satisfatórios, por integrar tecnologia ao processo de aprendizagem e capacitar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais inovador e digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13243_TB2901_19112023181505.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR FERREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "igortavares@alunos.utfpr." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }