A oportunidade de igualdade e direito educacional para todos, pressupõe uma série de atitudes necessárias a serem trabalhadas para a promulgação da inclusão social no campo da educação por parte de todos aqueles que compõem o corpo escolar na garantia de efetivar as especificidades educacionais no contexto inclusivo nas escolas. No caso dessa pesquisa, os aspectos de educação inclusiva, volta-se para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Nessa perspectiva, busca-se traçar o perfil adequado de educação inclusiva para a sociedade escolar como forma de entender os direitos e deveres da participação de cada um, bem como, refletir sobre as formas de acessibilidade e propagação da equidade no âmbito escolar. Como subsídios para os estudos desse trabalho, que tem cunho qualitativo e investigação bibliográfica, busca-se como suporte para sua fundamentação as literaturas de Braga (2023), Oliveira (2022), Silva (2012) e a contribuição da legislação oficial referida pela Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015). O alcance social desse trabalho, volta-se para uma discussão mais aprofundada na investigativa de analisar como se dá o processo inclusivo e refletir sobre os direitos e deveres imbuídos no processo escolar e se a devolutiva desse processo traz uma resposta promissora configurada nos avanços da acessibilidade legitimando a ação pedagógica de seus participantes.