CONSTRUIR UMA NOVA FORMA DE IR À ESCOLA PARA ANALISAR A GESTÃO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97890 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4320 "inscrito_id" => 18154 "titulo" => "CONSTRUIR UMA NOVA FORMA DE IR À ESCOLA PARA ANALISAR A GESTÃO ESCOLAR" "resumo" => "A área da Gestão Educacional/escolar se constituiu de forma binária e que embora a escola tenha tomando adquirido um sentido democrático de gestão, face a sua espeficidade, observa-se predominantemente os estudos sobre gestão escolar cuja analises são realizadas dentro das escolas apresentam resultados quase similares uma vez que o modo de realização das mesmas se define em aferir a realização ou não da gestão por um lado. Outra questão, está substanciada no modo de prescrição sobre quais a gestão escolar foi direcionada ou seja, uma forma das possíveis relações previamente estabelecidas. Estas questões norteam as preocupações sobre as quais temos debatidos e de igual modo, discorrer outras formas que possibilitem pensar a gestão como uma prática das relações sociais que não se estabelece pela fixação senão, pela articulação das equivalências. A pesquisa tem como objetivo construir uma nova forma de análise da gestão escolara a partir da proposta teórico-metodológica da “Teoria do discurso” de autoria de Laclau e Mouffe, cientistas da área da Política e adoptado no campo educacional pelos subsídios nas suas categorias de análise, espeficicamente a política, político, antagonismo, articulação, equivalência, que constituem as práticas hegemonia do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18154_TB4320_09112023131356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDA DA COSTA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "ILDA" "autor_email" => "ildacosta23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97890 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4320 "inscrito_id" => 18154 "titulo" => "CONSTRUIR UMA NOVA FORMA DE IR À ESCOLA PARA ANALISAR A GESTÃO ESCOLAR" "resumo" => "A área da Gestão Educacional/escolar se constituiu de forma binária e que embora a escola tenha tomando adquirido um sentido democrático de gestão, face a sua espeficidade, observa-se predominantemente os estudos sobre gestão escolar cuja analises são realizadas dentro das escolas apresentam resultados quase similares uma vez que o modo de realização das mesmas se define em aferir a realização ou não da gestão por um lado. Outra questão, está substanciada no modo de prescrição sobre quais a gestão escolar foi direcionada ou seja, uma forma das possíveis relações previamente estabelecidas. Estas questões norteam as preocupações sobre as quais temos debatidos e de igual modo, discorrer outras formas que possibilitem pensar a gestão como uma prática das relações sociais que não se estabelece pela fixação senão, pela articulação das equivalências. A pesquisa tem como objetivo construir uma nova forma de análise da gestão escolara a partir da proposta teórico-metodológica da “Teoria do discurso” de autoria de Laclau e Mouffe, cientistas da área da Política e adoptado no campo educacional pelos subsídios nas suas categorias de análise, espeficicamente a política, político, antagonismo, articulação, equivalência, que constituem as práticas hegemonia do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18154_TB4320_09112023131356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDA DA COSTA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "ILDA" "autor_email" => "ildacosta23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }