O estudo que apresentamos é resultado de pesquisa bibliográfica sobre o movimento da pedagogia e suas contribuições para a educação no Brasil. Os Centros Familiares de Formação por Alternância- CEFFA’s são reconhecidos mundialmente. No Brasil, fazem parte da rede dos CEFFA’s, as Escolas Famílias Agrícolas, Casas Familiares Rurais e Escolas Comunitárias Rurais. Historicamente, a pedagogia da alternância tem sua origem na França no ano de 1935 a partir de um grupo de franceses que organizaram uma formação para seus filhos pautadas no desenvolvimento do meio e na realidade camponesa. Essa experiência tomou forma e passou a ser reconhecida na França e posteriormente nos países da Europa. Após ser consolidado o modelo, outros continentes aderiram a pedagogia da alternância como método de ensino voltado aos povos do campo. Na América Latina, o Brasil foi o primeiro país a organizar a proposta da pedagogia da alternância por meio do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo-MEPES e continua desenvolvendo esta educação nos diversos contextos locais, o que evidencia uma proposta de educação emancipadora, inserida nas lutas e anseios da classe trabalhadora para buscar formar dirigentes do território que tenham consciência da realidade e busquem transformá-la. Dessa forma, a pesquisa realizada fortalece o debate sobre a pedagogia da alternância e suas contribuições no Brasil e reconhece seu método de ensino nos dias atuais como fundamental para a educação brasileira na perspectiva crítica e emancipadora, sobretudo para as populações camponesas para quem esta educação é voltada.