FORMAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA SUPERVISORES DE ENSINO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101296 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9045 "inscrito_id" => 24504 "titulo" => "FORMAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA SUPERVISORES DE ENSINO" "resumo" => "O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo desenvolveu o Programa de Aprimoramento Sistêmico (PAS), que está sendo implementado no município de Barretos-SP. O PAS tem como base quatro componentes: 1. Pactuação; 2. Avaliação; 3. Desenvolvimento Profissional e 4. Monitoramento. Este trabalho se concentra no 3º componente. Considerando a relevância das Habilidades Sociais (HS) no contexto educacional, este tema foi norteador do processo formativo realizado com supervisores de ensino da rede, durante o primeiro semestre de 2022. A equipe contava com oito supervisores. A formação foi planejada e implementada pelo PAS, em quatro encontros com duração de 2h. Os temas dos encontros trabalhados foram: Prática profissional baseada em evidências; conceito de HS e assertividade; HS educativas; e Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais (HSPI). Durante os encontros, foram apresentados conceitos gerais e específicos das HS e situações-problema sobre a prática dos supervisores, e inquirido como as HS poderiam contribuir em seu desempenho profissional e resolução de conflitos em situação de trabalho. Os encontros foram registrados por pesquisadores-observadores que produziram relatos descritivos. As supervisoras participaram ativamente dos encontros, tendo trocas entre os pares e com a formadora. Os depoimentos dos participantes apontaram para uma compreensão teórica de conceitos fundamentais da HS, bem como para uma mudança de comportamento e em suas relações profissionais. O papel da formadora demonstrou ser importante neste processo de condução do grupo e na definição de estratégias que oportunizem a aprendizagem. Em suma, mais pesquisas ainda são necessárias para entender completamente os efeitos de uma formação em HS na prática profissional de supervisores de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID24504_TB9045_21082023224944.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELY LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELY" "autor_email" => "adrielyloliveira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101296 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9045 "inscrito_id" => 24504 "titulo" => "FORMAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA SUPERVISORES DE ENSINO" "resumo" => "O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo desenvolveu o Programa de Aprimoramento Sistêmico (PAS), que está sendo implementado no município de Barretos-SP. O PAS tem como base quatro componentes: 1. Pactuação; 2. Avaliação; 3. Desenvolvimento Profissional e 4. Monitoramento. Este trabalho se concentra no 3º componente. Considerando a relevância das Habilidades Sociais (HS) no contexto educacional, este tema foi norteador do processo formativo realizado com supervisores de ensino da rede, durante o primeiro semestre de 2022. A equipe contava com oito supervisores. A formação foi planejada e implementada pelo PAS, em quatro encontros com duração de 2h. Os temas dos encontros trabalhados foram: Prática profissional baseada em evidências; conceito de HS e assertividade; HS educativas; e Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais (HSPI). Durante os encontros, foram apresentados conceitos gerais e específicos das HS e situações-problema sobre a prática dos supervisores, e inquirido como as HS poderiam contribuir em seu desempenho profissional e resolução de conflitos em situação de trabalho. Os encontros foram registrados por pesquisadores-observadores que produziram relatos descritivos. As supervisoras participaram ativamente dos encontros, tendo trocas entre os pares e com a formadora. Os depoimentos dos participantes apontaram para uma compreensão teórica de conceitos fundamentais da HS, bem como para uma mudança de comportamento e em suas relações profissionais. O papel da formadora demonstrou ser importante neste processo de condução do grupo e na definição de estratégias que oportunizem a aprendizagem. Em suma, mais pesquisas ainda são necessárias para entender completamente os efeitos de uma formação em HS na prática profissional de supervisores de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID24504_TB9045_21082023224944.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELY LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELY" "autor_email" => "adrielyloliveira@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }