A presente pesquisa, surgiu de questionamentos acerca das contribuições que o Projeto Político Pedagógico tem para a educação básica no ensino fundamental, uma vez que esta terá por objetivo explicitar e discutir as contribuições do PPP, objetivando refletir e olhar para possíveis mudanças que possam ocorrer no atual cenário da educação brasileira. Para os devidos fins, esta pesquisa será tratada como uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, uma vez que o PPP é um instrumento onde consta a proposta educacional da escola e o papel que cada membro da comunidade escolar tem, bem como suas responsabilidades. É importante que também estejam descritos os desafios a serem enfrentados e os caminhos a serem percorridos para superá-los. Como resultados esperados, visa-se constatar quais foram/são as mudanças proporcionadas pelo PPP na última década, bem como implementar a proposta pedagógica de acordo com o currículo e com o plano de ação da escola; elaborar seu próprio programa de ação dos anos iniciais, tendo por metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos; organizar as atividades de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, de acordo com os programas de ação dos professores; articular suas atividades com as atividades do professor coordenador da área de linguagens; orientar as atividades dos professores dos anos iniciais em horas de trabalho pedagógico coletivo e individual.