DOCÊNCIA EM FILOSOFIA DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-REFORMA DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 12693 "titulo" => "DOCÊNCIA EM FILOSOFIA DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-REFORMA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O artigo tem como temática uma leitura da docência em filosofia no contexto da pandemia e pós-reforma do Ensino Médio. Para tanto, buscou-se mapear os desafios e potencialidades de processos de ensino e de aprendizagem neste contexto, flertando com uma epistemetodologia de cunho pós-crítico, percorrendo linhas e fugas cartográficas para além dos limites territoriais das metanarrativas educacionais. Com isso, apresenta-se e explora-se outras fronteiras e territórios pedagógicos no campo da educação, postos em relevo na pandemia e na reforma do ensino médio. Ademais, a analítica de documentos e práticas discursivas são pistas para construir outras experiências educativas, as quais perpassam pelas ações estratégicas de democracia e de inclusão, perpetradas pelo arcabouço de políticas educativas, colocando o sistema educacional em tensão e disputa constante. O lugar e o não-lugar do ensino e aprendizagem de filosofia no ensino médio diz do currículo a ser produzido, este lido a partir de suas prescrições, mas, sobretudo, de seus atravessamentos e desdobramentos a uma educação democrática, justa e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12693_TB1701_17112023002919.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDIMILSON AVILA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosufsm58@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 12693 "titulo" => "DOCÊNCIA EM FILOSOFIA DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-REFORMA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O artigo tem como temática uma leitura da docência em filosofia no contexto da pandemia e pós-reforma do Ensino Médio. Para tanto, buscou-se mapear os desafios e potencialidades de processos de ensino e de aprendizagem neste contexto, flertando com uma epistemetodologia de cunho pós-crítico, percorrendo linhas e fugas cartográficas para além dos limites territoriais das metanarrativas educacionais. Com isso, apresenta-se e explora-se outras fronteiras e territórios pedagógicos no campo da educação, postos em relevo na pandemia e na reforma do ensino médio. Ademais, a analítica de documentos e práticas discursivas são pistas para construir outras experiências educativas, as quais perpassam pelas ações estratégicas de democracia e de inclusão, perpetradas pelo arcabouço de políticas educativas, colocando o sistema educacional em tensão e disputa constante. O lugar e o não-lugar do ensino e aprendizagem de filosofia no ensino médio diz do currículo a ser produzido, este lido a partir de suas prescrições, mas, sobretudo, de seus atravessamentos e desdobramentos a uma educação democrática, justa e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12693_TB1701_17112023002919.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDIMILSON AVILA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosufsm58@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }