LIVRO DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO DO IFCE CAMPUS ARACATI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99528 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6413 "inscrito_id" => 19437 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO DO IFCE CAMPUS ARACATI" "resumo" => "O livro didático desempenha uma importante função no processo de ensino-aprendizagem, propiciando ao educando uma maior aproximação do conteúdo estudado e uma possível mudança da sua visão e prática social, ademais, esse material segue ocupando uma posição de destaque nas salas de aula, mesmo dividindo espaço com outros recursos pedagógicos. E no ensino de línguas estrangeiras, os livros didáticos são ferramentas importantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, tais como, produção oral, compreensão auditiva, leitora e escrita, pois oferecem recursos que facilitam a compreensão nas diversas situações comunicativas, sobretudo para os discentes dos cursos que formam profissionais que atuam diretamente no setor turístico, como o Técnico Subsequente em Guia de Turismo. Portanto, analisa-se o livro didático de espanhol adotado nesse curso, fundamentado nos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no que se refere a seleção dos livros de espanhol das escolas públicas de ensino médio. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura da temática tratada, baseada nos estudos de Bittencourt (1993), Freitas (2019), Rodrigues (2019). Como resultado desse estudo, constatou-se a importância de adotar livros didáticos adequados às necessidades inerentes ao curso e com conteúdos relacionados ao contexto social e profissional dos discentes, apresentando um significado real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19437_TB6413_18082023162145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRISLANY CAZUMBA PARENTE PINHO" "autor_nome_curto" => "IRISLANY" "autor_email" => "irisesp27@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99528 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6413 "inscrito_id" => 19437 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO DO IFCE CAMPUS ARACATI" "resumo" => "O livro didático desempenha uma importante função no processo de ensino-aprendizagem, propiciando ao educando uma maior aproximação do conteúdo estudado e uma possível mudança da sua visão e prática social, ademais, esse material segue ocupando uma posição de destaque nas salas de aula, mesmo dividindo espaço com outros recursos pedagógicos. E no ensino de línguas estrangeiras, os livros didáticos são ferramentas importantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, tais como, produção oral, compreensão auditiva, leitora e escrita, pois oferecem recursos que facilitam a compreensão nas diversas situações comunicativas, sobretudo para os discentes dos cursos que formam profissionais que atuam diretamente no setor turístico, como o Técnico Subsequente em Guia de Turismo. Portanto, analisa-se o livro didático de espanhol adotado nesse curso, fundamentado nos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no que se refere a seleção dos livros de espanhol das escolas públicas de ensino médio. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura da temática tratada, baseada nos estudos de Bittencourt (1993), Freitas (2019), Rodrigues (2019). Como resultado desse estudo, constatou-se a importância de adotar livros didáticos adequados às necessidades inerentes ao curso e com conteúdos relacionados ao contexto social e profissional dos discentes, apresentando um significado real." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19437_TB6413_18082023162145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRISLANY CAZUMBA PARENTE PINHO" "autor_nome_curto" => "IRISLANY" "autor_email" => "irisesp27@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }