As feiras de ciências no âmbito da educação formal abrangem uma gama de possibilidades no ambiente escolar, podendo abranger possibilidades de trazer as ciências de forma interdisciplinar, contextualizada e promovendo a divulgação científica nas escolas. O PIBID é um projeto consolidado que visa a inserção de futuros professores no real ambiente escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre as contribuições de uma feira de ciências para futuros professores de física participantes do PIBID da UFRN. Tais futuros professores participaram do planejamento, da implementação e da avaliação da feira de ciências ITAJUTEC realizada em uma escola estadual de educação em tempo integral, localizada no município de Natal-RN. Em sua segunda edição em 2022, a feira contou com a participação de bolsistas do PIBID-Física ativamente em todas as etapas da feira, desde o planejamento até a execução das atividades experimentais, demonstradas em três salas temáticas: Sala Escura, Sala de Astronomia e Experimentos Divertidos a Céu Aberto. Os bolsistas desenvolveram aspectos da autonomia docente ao proporem novas atividades, tais como as atividades desenvolvidas na sala de astronomia, coordenando ainda os grupos de estudantes secundaristas que apresentaram atividades nesta temática. Ao possibilitar que os bolsistas propusessem novas atividades, foram relatadas inúmeras dificuldades frente ao planejamento docente, tais como a escassez de tempo para pesquisarem e prepararem suas aulas e a importância do engajamento real de toda comunidade escolar no planejamento de ações educativas. A partir dos relatos dos bolsistas, percebemos a importância deste evento como um dos primeiros contatos dos futuros professores com uma atividade coletiva e colaborativa que envolve toda a comunidade escolar. Por fim, acreditamos que a participação de futuros professores em uma feira de ciências escolar pode contribuir para sua vivência real em uma atividade escolar de caráter colaborativa e para a autonomia docente.