EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E DOCENTES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100467 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7685 "inscrito_id" => 14370 "titulo" => "EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E DOCENTES." "resumo" => "O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é uma abordagem inovadora no ensino e aprendizagem da Matemática, buscando torná-la mais atrativa e acessível aos estudantes. Através de atividades práticas, jogos, simulações e estratégias didáticas, o LEM desperta o interesse e a curiosidade dos discentes envolvendo-os de forma significativa na construção do conhecimento sobre a disciplina. Deste modo, o presente escrito traz um recorte de uma monografia, que investigou a compreensão de licenciandos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina sobre o LEM, para esta analise averiguou-se a vivência dos licenciandos com a disciplina de Prática VI: Laboratório de Ensino de Matemática, além de buscas nos documentos viabilizados pela universidade, como o projeto político do curso na perspectiva do LEM e a concepção dos docentes da graduação sobre a importância do LEM na formação inicial do professor. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, pois ela lidava com problemas que não podem ser definidos em equações e estatísticas nem busca quantificar os dados examinados, e no que tange aos procedimentos técnicos foi estabelecida como uma pesquisa de campo além disso o estudo foi dividido em três etapas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise de dados. Participaram oito pessoas das entrevistas, incluindo licenciandos que não cursaram a disciplina, os que estão cursando, os que já a concluíram e dois professores do colegiado. A análise dos dados revelou a conversão do LEM na formação inicial de professores, destacando que é essencial que as atividades no LEM englobem tanto a teoria quanto a prática, proporcionando aos futuros professores uma base sólida de conhecimento sobre o ensino de Matemática e habilidades para aplicá-los efetivamente em sua prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14370_TB7685_20062023235036.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA XAVIER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.xaviers@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100467 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7685 "inscrito_id" => 14370 "titulo" => "EXPLORANDO A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS E DOCENTES." "resumo" => "O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é uma abordagem inovadora no ensino e aprendizagem da Matemática, buscando torná-la mais atrativa e acessível aos estudantes. Através de atividades práticas, jogos, simulações e estratégias didáticas, o LEM desperta o interesse e a curiosidade dos discentes envolvendo-os de forma significativa na construção do conhecimento sobre a disciplina. Deste modo, o presente escrito traz um recorte de uma monografia, que investigou a compreensão de licenciandos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina sobre o LEM, para esta analise averiguou-se a vivência dos licenciandos com a disciplina de Prática VI: Laboratório de Ensino de Matemática, além de buscas nos documentos viabilizados pela universidade, como o projeto político do curso na perspectiva do LEM e a concepção dos docentes da graduação sobre a importância do LEM na formação inicial do professor. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, pois ela lidava com problemas que não podem ser definidos em equações e estatísticas nem busca quantificar os dados examinados, e no que tange aos procedimentos técnicos foi estabelecida como uma pesquisa de campo além disso o estudo foi dividido em três etapas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e análise de dados. Participaram oito pessoas das entrevistas, incluindo licenciandos que não cursaram a disciplina, os que estão cursando, os que já a concluíram e dois professores do colegiado. A análise dos dados revelou a conversão do LEM na formação inicial de professores, destacando que é essencial que as atividades no LEM englobem tanto a teoria quanto a prática, proporcionando aos futuros professores uma base sólida de conhecimento sobre o ensino de Matemática e habilidades para aplicá-los efetivamente em sua prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14370_TB7685_20062023235036.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA XAVIER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.xaviers@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }